zerro janeiro 2015 | Page 6

É um desenhista e pintor, nascido na Polónia em 1976.

Em 2001 licenciou-se em em artes gráficas no departamento de Belas Artes de Poznan e desde então começou a a desenhar para diversos jornais na Polónia. Em 2004 começou a interessar-se por cartoons e desenhos satíricos, ganhando imensas competições na Polónia e no exterior, como na Bélgica, Brasil, China, Colômbia, República Checa, EUA, etc. Em 2010 já havia ganho 19 prémios, entre eles o 1º

3. Pawel Kuczynski

Desenho

prémio no Concurso Internacional de Cartoons na Croácia, 1.º prémio na 1.º Exposição dos desenhos animados Sofia International 2010 na Bulgária, 1.º prémio no Festival Internacional de Cartoon 'Limpar Look' de 2010 na Rússia, 1.º prémio no Concurso de desenhos animados seletiva na Hungria.

Pawel Kuczynski faz aquele tipo de arte que incomoda. O seu senso de humor negro e irreverente faz uma bela crítica à sociedade nos dias de hoje, seja às pessoas que vivem ligadas ao mundo online ou às pessoas que vivem alienadas do que se passa no mundo.

Fala de guerra, de hipocrisia, de meio ambiente, confrontando-nos com uma realidade que muitas vezes não queremos enxergar e é isso que o torna um criativo tão irreverente.

6 ZERO / Jan, 2015