Greta Thunberg
graças a ela as questões ambientais tomaram
um novo destaque nas nossas vidas .
Greta Thunberg, antigamente considerada a menina invisível, tem 16 anos e apesar do seu ar de criança e a sua calma aparente, sofreu uma depressão aos onze , provocada pela sua maneira negativa de ver o futuro do mundo. Diagnosticada com Asperger, a menina considera isso um presente e lida com alguma naturalidade com a patologia.
Diz que vê as coisas de maneira diferente dos outros e que assim também as consegue colocar em diferentes perspectivas . "Se eu fosse normal, continuava a agir como toda a gente". Greta começou por criar as Fridays for Future, uma iniciativa que luta contra as alterações climáticas; enquanto andava no nono ano a menina iniciou uma greve escolar, sentando-se à frente do Parlamento Sueco como forma de protesto contra as políticas ambientais. Esta greve dura há vinte e seis semanas e já é seguida por legiões de estudantes internacionais.
A adolescente fenómeno assume o destaque em várias conferências, que juntam os maiores líderes, e com um discurso algo zangado, fala devagar e assertivamente sem nunca se exaltar com as situações. A menina das tranças conseguiu assim transformar a sua fase mais negra em positivismo para o Mundo e com isso fazer de tudo o que possa estar ao seu alcance para salvar o planeta. Os pais acompanham a filha no seu activismo. A mãe cantora de ópera decidiu pausar a sua carreira e o pai junta-se a ela enumeras vezes em conferências e discursos televisivos. Com todo este empenho Greta conseguiu que a sua família se tornasse vegana.
Greta Thunberg mudou a família e procura mudar o mundo tornando o assunto um tema prioritário. Deixou a menina invisível de
lado tornando-se aquela que todos queremos ver! Com este empenho certamente estamos no caminho certo para criar um futuro melhor!
Photo credit: AP Photo / Markus Schreiber
Artigo por: Renata Raquel
21