Uma dieta alcalina é associada a vários factores positivos para o nosso organismo, como por exemplo, menos inflamação nas nossas articulações e no corpo em geral aliviando assim muitas dores. Está também associada à prevenção do cancro uma vez que, por norma, as células malignas necessitam de um meio ácido para proliferarem. Para quem sofre com muita azia, pode também aqui encontrar a solução para esse problema que deriva diretamente da acidez do organismo. Posto isto, será de pensar que irá ser positivo integrar mais alimentos na sua dieta para equilibrar o seu pH, que deve sempre oscilar entre 7,35 e 7,45 mas muitas vezes, por causa do consumo excessivo de açucares e processados, baixa drasticamente, com efeitos muito nocivos.
5 Alimentos para equilibrar o seu pH
Ananás: para além de ser excelente para balancear o pH do nosso organismo, é também extremamente influente na nossa digestão. O ananás tem ainda enzimas que matam os parasitas presentes no nosso intestino.
Cenoura: mundialmente conhecida por fazer bem à visão relativamente à quantidade de vitamina A que a compõe. Mas é também uma raiz bastante alcalina duas cenouras têm 300% da quantidade de beta-caroteno que devemos ingerir, este que é um dos mais poderosos antioxidantes que existem.
Brócolos: são o inimigo número um da acidez que, por sua vez, torna possível o desenvolvimento de células cancerígenas no nosso corpo. A sua ingestão apoia por isso todos os sistemas fundamentais do nosso organismo, desde o nervoso ao digestivo. Deve ser consumido após cozer ao vapor para se beneficiar de todas as vitaminas e minerais que estão na sua composição.
Abacate: é muitas vezes considerado muito calórico, e por isso, algumas pessoas evitam o seu consumo. De notar que, na sua composição, o abacate nos fornece o tão importante ómega 3. A sua importância continua na sua ação contra a inflamação no nosso corpo. É bastante rico em potássio e fibra.
Limão: provavelmente o elemento mais estranho da lista, mas certamente uma fruta de valor incalculável para o nosso organismo. Ao contrário do que aparenta, o limão, após ser digerido pode chegar a ter um pH de 9,0 o que é bastante alcalino e ajuda a regular a acidez no nosso sangue. É ainda muito conhecido pela sua grande variedade de vitaminas, entre as quais a famosa vitamina C.
Artigo por: Afonso Marques
18