Weggan Fevereiro 2019 | Page 27

Foram ainda mais longe,

e retiraram todos os outros laticínios ,do guia (iogurtes, manteigas e queijos). A dose diária de leite caiu para 500 ml. E é aconselhada a ingestão de água ao invés de leite. Muito provavelmente, o leite só não foi riscado por fatores económicos, mas mesmo assim é de louvar a mudança!

Em 2018, o governo do Canadá investiu 150 milhões de dólares numa associação sem fins lucrativos que pretende colocar o país como líder mundial em produção de proteína vegetal e não animal. Com este investimento pretendem criar mais empregos e criar um país com capacidade de lidar com o futuro.

Gardein é uma marca criada no Canadá e que foi uma das mais bem sucedidas até hoje a criar alternativas à carne, e que é extremamente bem sucedida nos Estados Unidos mas que, infelizmente, ainda não chegou à Europa. Também ajudaram a popularizar a "Meatless Monday", ou seja, "Segunda-feira sem carne", para tentar que as pessoas cortem na quantidade de carne consumida.

O Canadá vai fazer alterações ao seu guia alimentar, um pouco como a nossa pirâmide alimentar, e as alterações começam logo em eliminar praticamente os laticínios. De referir que este guia é para toda a população e tem um efeito maior nas escolas que, tal como em Portugal, têm de seguir a alimentação designada pelo guia.

É de pequeno que se mudam hábitos, e não comer quase nenhuns laticínios irá ter muita influência .

26