um dos mais recentes casos a serem destacados é o da Brasileira Victória Marchesini que foi pega no exame anti doping.
Victória Marchesini foi pega no exame antidoping, realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), segundo reportagem da Folha de São Paulo. No exame, realizado em 15 de dezembro do último ano, foram detectadas as substâncias Oxandrolona e GW 501516.
A primeira é um esteroide anabolizante androgênico, derivado da testoterona, que aumenta a massa muscular e diminui o tempo de recuperação do atleta. O segundo, por sua vez, foi banido pelas autoridades antidoping em 2019 e, segundo a reportagem, só é encontrado no mercado negro – ainda nos testes, a molécula teria causado câncer em diversos orgãos dos ratos.
Assim, com base no resultado, Victória está preventivamente suspensa. O campeonato nacional de pentatlo, realizado no final do último ano foi o primeiro torneio em que a Confederação Brasileira da modalidade realizou testes antidoping.
Em entrevista à Folha, Flavio Nogueira, pai de Victória, disse ter ficado surpreso. “Ela é atleta amadora, nem sabe como isso aconteceu e está assustada”, destacou. “Ela sequer tem conhecimento de quais substâncias [pode usar] e nunca foi orientada [pela confederação]”.
11