14
FOTOS: DIVULGAÇÃO / MUSEU VIRTUAL VALENTINO
14
sendo gráfico e discreto, possui uma vivacidade única que o distingue dos demais designers. Valentino constantemente utilizava técnicas tradicionais de desenho, traduzindo todas as ideias de suas coleções em croquis.
Ele decidia sobre um esboço geral e as proporções que utilizaria e depois definia a largura do ombro, altura da cintura, o tipo da manga e assim por diante. Ele progressivamente redefinia o design, selecionando colarinhos específicos, drapings e cuidadosamente escolhia o comprimento dos modelos.
Metodicamente rigoroso em seus designs, quando Valentino desenhava buscava transparecer suas influências e inspirações. Em entrevista para a escritora Pamela Golbin, autora do livro“ Valentino Themes and Variations”, o designer afirmou que sempre considerou o seu trabalho como o de um escritor.“ Ao longo dos anos eu escrevi apenas uma história, uma do meu estilo, em que cada coleção representa um capítulo único, com todas as suas emoções, ideias e motivos. Os looks talvez mudem de um capítulo para o outro, mas as características principais continuam as mesmas, assim como as pessoas e as coisas que me inspiraram”. Em complemento, ele afirma“ os temas e as variações de uma coleção para outra mudam, mas a mulher por trás das pregas, bordados e laços continua a mesma”.
Assim que terminava uma coleção e precisava materializar suas ideias, o designer pedia para as pessoas que trabalhavam com ele que reproduzissem o que foi feito, para não perderem nenhuma forma ou volume da peça recém desenhadas. Uma técnica especial, chamada de budellini, era utilizada. Ela se resume a cortar cordões finos e colocá-los sobre um pedaço de tule ou organza( tecidos) para criar um contorno exclusivo do que se quer copiar. Para sublinhar o corte impecável de seus desenhos, Valentino os aprimorava com a justaposição de penas coloridas e outros tons vívidos. Ao usar essa técnica, ele dava vida a maneira como as mulheres se moviam e andavam com suas roupas.
Em 2011, a maison disponibilizou em seu museu online, desenvolvido em parceria com a agência digital Novacom Associés-Paris e com os arquitetos Patrick Kinmonth e An-