68
A partir da experiência no campo de planejamento urbano sustentável, vivenciada através da experiência internacional, foi possível reconhecer o potencial da cidade de Volta Redonda. Em especial na área de estudo escolhida, foram percebidas as diversas potencialidades não exploradas, à luz de práticas de gestão sustentável, que possibilitariam exercer um papel relevante na transformação urbana da cidade e da região.
A área de estudos, no bairro Vila Santa Cecilia, foi projetada num contexto de grande expectativa para cumprir função urbana com caráter de apoio da“ vida operária”, recém introduzida, a partir da instalação da CSN. Todo esse contexto oportunizou um cenário rico em significados e de grande visibilidade, mas preocupante do ponto de vista do planejamento e da qualidade do espaço urbano.
O plano de ação proposto vislumbra um ideal de cidade tangível, mas que não se esgota no trabalho acadêmico, pois necessita de agentes dispostos a trabalhar por tal propósito. Além dos projetos e planos, a articulação dos agentes atuantes no espaço, o conhecimento das dinâmicas socioespaciais e culturais, a compreensão dos instrumentos e da legislação existente são indispensáveis nesse processo. Não se pode limitar a enorme responsabilidade da formulação de políticas públicas em propostas superficiais e sem nenhum contato com a realidade cotidiana do cidadão, principal usuário e beneficiário do espaço.
Desta forma, é fundamental uma discussão profunda entre a sociedade e os diversos profissionais envolvidos na formulação de tais políticas afim de que as demandas apresentadas sejam satisfatoriamente atendidas pelo conhecimento técnico. Assim, o arquiteto e urbanista deve estar atento a essas demandas e conectá-las aos instrumentos disponíveis e adequados viabilizando a melhor solução possível. Podemos dizer que o papel do arquiteto e urbanista é alimentar a sociedade com sonhos possíveis, tal como este trabalho se propôs a fazer.