46
presente trabalho não será fazer uma análise das administrações dos últimos prefeitos.
Primeiramente, é preciso mencionar o período de governo do prefeito Antônio Francisco Neto, ou apenas Neto, que dirigiu a prefeitura por 16 anos. Seu primeiro mandato começa após as eleições de 1996, quando se candidatou pelo PSB e sendo reeleito. Em 2004, Neto apoiou a candidatura do seu primo Gothardo Netto do Partido Verde( PV), que foi eleito. Em 2008, Neto retorna às urnas e é eleito mais uma vez filiado agora ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro( PMDB), e novamente é reeleito em 2012.
É preciso reconhecer que durante os últimos 20 anos, período governado por Neto e Gothardo, a prefeitura soube concatenar recursos de outras esferas para colocar diversos projetos em prática. A quantidade de obras públicas e dinheiro investido em saúde, segurança e embelezamento da cidade garantiram destaque em diversos indicadores sociais.
Podemos citar aqui que no Ranking de Eficiência dos Municípios, realizado pela Folha de São Paulo( REM-F) em 2006, Volta Redonda recebe grande destaque. No ranking geral, a cidade ocupa a 8 ª posição em eficiência; e na categoria de 200 a 500 mil habitantes, Volta Redonda ocupa a primeira posição. Tal posição foi possibilitada pelos altos índices de educação, saúde e saneamento do município.
Apesar dos grandes avanços em infraestrutura e provisão de serviços, existe a percepção de que as questões ligadas ao planejamento foram negligenciadas. Em entrevistas informais realizadas no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda( IPPU-VR 13) e na Secretaria de Planejamento, percebeu-se que os funcionários mais antigos possuem uma certa frustração de que as diretrizes traçadas nos
13
O IPPU é uma autarquia da prefeitura e funciona em parceria com a Secretaria de Planejamento.