UNINTER WEEK REVIEW I | Page 2

Briefing

PORQUE A CHINA NÃO CONSEGUE INOVAR

E O QUE ESTÁ FAZENDO A RESPEITO

Os chineses inventaram a pólvora, a bússola, a roda d'água, papel moeda, bancos de longa distância, o serviço civil e promoção por mérito. Até o início do século 19, a economia da China era mais aberta e orientada para o mercado do que as economias da Europa. Hoje, no entanto, muitos acreditam que o Ocidente é o lar de pensadores de negócios criativos e inovadores, e que a China é amplamente uma terra de alunos ligados à regras - um lugar onde pesquisa e desenvolvimento são diligentemente perseguidos, mas avanços são raros. Saiba o porquê.

LENOVO: A ascensão do inovador frugal

“A Lenovo é a melhor empresa do mundo em equilibrar inovação e eficiência." declara Yang Yuanqing, presidente da marca chinesa. O orgulho é pelo menos em parte correto. A empresa tem certamente mostrado sua eficiência por manter os custos baixos e agarrando quotas de mercado de suas grandes rivais ocidentais. O recente desempenho financeiro da empresa é impressionante, mas duas grandes questões ainda pairam sobre o futuro da Lenovo. Em primeiro lugar, como poderá continuar a fazer dinheiro enquanto a demanda por computadores pessoais encolhe? Em segundo lugar, como poderá manter-se frente as formidáveis Samsung e Apple no mercado de smartphones? Em resposta a ambas as perguntas brota a outra metade da ostentação do Sr. Yang: a inovação.

INOVAÇÃO POR DECRETO

O dinheiro público em torno do Capital de Risco talvez esteja, de fato, repelindo o investimento privado na Europa. O dinheiro do Estado vem com amarras, seja como incentivo aos capitalistas de risco (ou as empresas que o financiam) para criar postos de trabalho em determinados países ou como foco em certos setores privilegiados. Esta é uma anátema para os investidores privados, que temem que seu dinheiro seja usado para perseguir objetivos políticos. Diversos estudos de sistemas públicos de Capital de Risco descobriram que cada dólar que o setor público coloca corresponde a um dólar que o setor privado deixa de investir. Saiba como Governos bem-intencionados estão extinguindo start-ups do continente europeu.