“Hoje entendo o valor por detrás daquele tradicional almoço de família.
Não era a vontade de comer o meu prato favorito que me tirava da cama aos domingos, era porque quando nos reuníamos o amor era servido quentinho, com direito a repetição e boas memórias de sobremesa.”
As tradições ainda fazem parte da sua vida, ou elas deram espaço para a correria que lhe permite apenas pedir comida pelo aplicativo do celular?
Reconhecer, valorizar e entender a sua própria história, lhe permite enxergar a história do outro com respeito, pois a forma como as tradições permeiam a vida fundamentam os nosso valores, hábitos e formas de agir, trazendo assim compreensão e respeito pela diversidade..
Já parou para pensar que práticas centenárias como a da Umbanda se mantém viva pela tradição? Elas sobrevivem ao tempo através da sabedoria ancestral, onde a forma de fazer os ritos, festas e comidas são transmitidas de geração em geração através da oralidade.
A modernidade e a tecnologia descaracterizam as tradições ou adéquam as idéias para o momento em que vivemos?
Na próxima edição da Revista Saravá vamos falar sobre como as memórias constroem as tradições populares, e a importância delas para a formação da cultura nacional de um povo.
Axé!
Tradição
POR CAMILA SPOLON
O QUE VEM NA PRÓXIMA EDIÇÃO