Umbanda Saravá Set. 2019 | Page 14

E muitas vezes ele (o diferente) nem está se referindo a questões políticas, mas apenas a questões humanistas. E é aí que vem a minha imensa preocupação! As pessoas não se preocupam mais com as pessoas. Elas julgam umas as outras apenas pelos seus ideais, não tolerando mais o diferente. É claro que se sabe que o diferente nunca foi muito bem aceito pela sociedade, sempre sendo colocado à margem desta burguesia hipócrita. Mas, ainda assim, havia uma certa discrição quanto a isso. Porém, hoje em dia as coisas estão ficando fora do controle, afinal, todos sabem de tudo e, melhor ou pior, têm convicções sobre tudo! Tudo é discutido e falado: as cotas para negros na Universidades, as demarcações das terras indígenas, a Parada do orgulho gay, a situação do velho no País, aposentadoria, emprego para as mulheres, criminalidade, violência, falta de segurança, se libera ou não a maconha, entre tantos outros assuntos. Mas parece que esses mesmos assuntos são “proibidos" dentro das instituições religiosas, pois, ao se passar pra dentro de um templo ou igreja todos esses “assuntos” pertinentes à sociedade são, temporariamente, esquecidos!

Contudo, quem foi que disse que a religião não está configurada dentro deste sistema? Há muito pouco tempo os negros eram proibidos de entrar em igrejas católicas, por exemplo! Por falar nisso, sabemos que, por séculos a fio, a Igreja sempre mandou e desmandou na sociedade.

Bem, como sou umbandista quero refletir sobre algumas coisas que vejo e ouço dentro da “minha" religião Umbanda! Começa mais ou menos assim:

“Eu" (alguém branco), de classe média, estava passando por um momento muito delicado e difícil da minha vida. Já tinha feito de tudo, mas a coisa não melhorava. Pior, parece que só piorava. Foi quando, por recomendação de um amigo, fui a um terreiro de Umbanda. Ao chegar lá encontrei paz, amor e alegria! Todos pareciam ser muito unidos. Finalmente chegou a minha vez de falar com uma entidade que diziam ser uma Preta Velha. Poxa, quanto amor. Nunca tinha visto coisa assim antes! Ah, como minha vida melhorou! Consegui um emprego melhor do que tinha antes. Minha família ficou bem, também. Até comprei um carro. E minha esposa finalmente contratou uma empregada doméstica! Olha que maravilha! Agora até pude abrir minha tão sonhada empresa! Que máximo!

setembro UMBANDA Saravá 14