(relacionados a cultura, memória e identidade de um grupo social);
Livro de Registro das Celebrações
(reúne a ritualística das festas, comidas, trajes, etc.);
Livro de Registro das Formas de Expressão
(abrange as manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdica);
(onde se realizam as práticas culturais coletivas, como praças e santuários).
Falar de tradição é relembrar práticas que reforçam nossos valores, tais como liberdade, fé, integridade, educação, responsabilidade, ética e moral. As religiões de matriz africana estão intimamente ligadas a essa prática.
Religiões que trazem os seus ensinamentos na oralidade, e que dependem da boca de quem conta a história, mas principalmente dos ouvidos quem sabe ouvir, para se continuar viva.
Na África os contadores de história recebem o nome de Griots, e eram de suas responsabilidades passar para as novas gerações as técnicas, os mitos e principalmente as tradições.
Utilizando instrumentos como o Agogô e o Akoting, os contadores de história se tornavam atrações por onde passavam.
Muito tem a se refletir sobre TRADIÇÕES, mas basta fechar os olhos e encontrar o Patrimônio Imaterial mais importante: a sua história. Reviva os passos que construíram sua jornada, valorize as conquistas e reconheça a importância dela para a construção da sua família e comunidade.
"Na África os contadores de história recebem o nome de Griots, e eram de suas responsabilidades passar para as novas gerações as técnicas, os mitos e principalmente as tradições. "