Um office inovador no auge da pandemia About Work - AKMX | Ano.02 | Ed.04 | Marco.2021 | Page 14

NEURO BIO UX

um novo conceito aplicado a arquitetura corporativa

Um estudo apresentado pela ONU ( Organização das Nações Unidas ), no ano passado , apontou que , atualmente , 55 % da população mundial vive em áreas urbanas . Tal cenário deve ganhar força nos próximos 30 anos . A expectativa da entidade é a de que este número bata os 75 % em 2050 .
A Escola de Saúde Pública de Harvard , nos Estados Unidos , vai além : as pessoas , de forma geral , passam , hoje em dia , aproximadamente , em média , 90 % de seu tempo diário indoor . Até poderiam estar em restaurantes , shoppings , cinemas , porém , tal dado condiz , quase em sua totalidade , com casa e trabalho . Segundo a instituição , um fator preocupante : pessoas que não têm contato com o que é natural têm mais propensão genética a ter problemas de saúde . De acordo com o estudo , 99 % dos 100 mil anos do homo sapiens foram vividos na natureza e , portanto , a urbanização ainda é algo recente para as reações cerebrais .
E fazer a união da natureza com ambientes capazes de provocar reações cerebrais positivas é o objetivo central do novo conceito em arquitetura criado pela AKMX Arquitetura Corporativa : o Neuro-Bio _ UX : Neurociência , Biofilia e USER EXPERIENCE ( experiência do usuário ).
“ Conhecer a rotina de um escritório , ouvir os funcionários , cuidar do bem estar e valorizar a cultura de uma corporação são alguns dos ingredientes que usamos ”, adianta Denise Moraes , diretora de projetos e sócia da AKMX .
O conceito não nasceu apenas da expertise e da bagagem , é resultado , também , da junção de duas concepções preexistentes no mercado : neuroarquitetura e biofilia . A primeira serve para projetos , obras e construções e consiste na observação e compreensão dos impactos arquitetônicos sobre cérebro e comportamentos humanos . A segunda propõe trazer a natureza para dentro dos ambientes . O resultado : uma grande mudança na experiência corporativa .
14