Precipitado sólido que se forma durante a reação química de precipitação e que se separa da solução .
Fontes antropogénicas são as fontes causadas pela ação do homem .
Antropogénico algo que é causado pela atividade humana .
Durante o sequestro de CO 2 atmosférico , os iões H + são atraídos por cargas opostas , nomeadamente por iões de hidróxido ( OH - ) formando moléculas de água ( H 2 O ). Os iões CO 3
2- são atraídos pelas cargas positivas , designadamente de ião cálcio ou ião magnésio , para formar precipitado ) de carbonato de cálcio ou carbonato de magnésio . Para além da diminuição do pH , ocorre também a estabilização da água durante o sequestro de CO 2 atmosférico , já que os carbonatos tendem a ser convertidos em bicarbonatos ( HCO 3 - ), atingindo-se o máximo no intervalo de pH de 8,4 a 8,6 , como se pode observar na Figura 1 . Neste intervalo de pH a fração de carbonatos é praticamente nula e , por isso , a sua precipitação não ocorre , evitando-se assim a formação de incrustações nas condutas de distribuição .
Este equilíbrio entre o CO 2 da água e da atmosfera pode ser utilizado no tratamento de águas residuais com pH elevado como as resultantes , por exemplo , do tratamento por precipitação química . O sequestro de CO 2 atmosférico já ocorre nos oceanos e tem sido potenciado com o aumento das emissões de CO 2 para a atmosfera por fontes antropogénicas ), levando à acidificação dos oceanos e consequentemente à ocorrência de impactos nos ecossistemas aquáticos [ 2 ].
Que fatores poderão influenciar a duração do sequestro de CO 2 atmosférico ?
A duração do sequestro de CO 2 atmosférico depende da sua capacidade de transferência para a fase aquosa . Essa capacidade é afetada por alguns fatores como a concentração de CO 2 na atmosfera , a disponibilidade de área na interface gás-líquido e pelas propriedades da solução ( incluindo pH , temperatura , quantidade de sais dissolvidos e outros ) [ 3 ].
Quanto tempo demora a reduzir o pH a partir do sequestro de CO 2 atmosférico ?
Para determinar o tempo que leva a reduzir o pH através do sequestro de CO 2 atmosférico foram realizadas experiências com águas residuais da indústria de explosivos pré-tratadas por precipitação química com cal hidratada , a pH 10 [ 4 ]. As águas residuais provenientes da indústria de explosivos são muito difíceis de tratar já que contêm compostos orgânicos não biodegradáveis e elevado conteúdo de compostos de azoto . Assim , não se podem utilizar processos de tratamento biológicos sendo o uso de processos químicos simples e baixo custo uma vantagem para as indústrias que são responsáveis pelo tratamento das águas residuais que produzem . Neste trabalho propôs-se a utilização de cal hidratada num processo simples de precipitação química . A cal hidratada é um reagente de baixo custo que pode ser facilmente adquirida , e tem sido utilizada de forma eficiente para ajustar o pH e remover dureza e impurezas da água e efluentes . No entanto , este processo aumenta muito o pH da água . Assim , foi estudada a carbonatação atmosférica desta água residual , já que é também um processo de baixo custo e simples de operar .
A água residual pré-tratada foi colocada em contacto com o ar num recipiente com 189 cm 2 de área superficial à temperatura ambiente e sem a adição de químicos ou agitação , mas em contacto com o precipitado ( lama ) resultante do
55