UALGORITMO 7.1 Edição Julho 2025 | Page 12

Glossário
Durante o processo de aprendizagem de conceitos matemáticos, os alunos deparam-se, muitas vezes, com dificuldades no cálculo das raízes de polinómios com grau superior a dois, uma vez que se limitam à utilização da fórmula resolvente.
Devido a isto, este artigo vem apresentar um assunto importante: uma ferramenta computacional que permite localizar, no plano complexo, as raízes de polinómios com grau igual ou superior a cinco.
Uma introdução aos polinómios
Em quase todas as áreas da Matemática, é comum a utilização de polinómios e, nomeadamente, o cálculo das suas raízes, tanto para o estudo de funções, integração, fatorização, etc.
Quanto mais complexo o estudo a realizar, maior será a probabilidade de surgirem polinómios de grau elevado, pelo que este algoritmo permite a conceção de algoritmos mais elaborados relacionados com o desenvolvimento de conceitos na área de teoria de operadores.
Afinal … As raízes de um número negativo existem!
Durante quase toda a sua vida escolar, os alunos tiveram em mente que calcular raízes quadradas de um número negativo era impossível. Isso é verdade, se nos referirmos apenas ao conjunto dos números reais. Existe também o conjunto dos números complexos, onde existe um número imaginário, i, que nos permite calcular essas raízes( Fig. 1). Estes conceitos são introduzidos, atualmente, apenas no 12 º ano de escolaridade.
Figura 1. Conjunto dos números complexos e alguns dos seus subconjuntos.
A representação geométrica dos complexos é feita num referencial cartesiano, em que se fixa o eixo das abcissas para o conjunto R e o eixo das ordenadas para o conjunto { 0 }.
10