Glossário
Ruído qualquer som indesejado , irritante , desagradável ou perigoso . Normalmente é produzido pela mistura de ondas sonoras de diferentes frequências e diferentes amplitudes .
Isolamento acústico capacidade que um material tem para não deixar passar o som ou ruído de um ambiente para outro .
Propagação aérea do ruído propriedade sonora que permite que o som passe de um lado para o outro de um ambiente por via aérea .
Pressão sonora pressão gerada a partir do deslocamento de ar ocasionado por uma onda sonora . O som , ao se deslocar num meio qualquer , movimenta as partículas causando a aproximação ( aumento da pressão ) ou o distanciamento ( diminuição da pressão ) das partículas .
A vibração e o ruído sentidos no interior dos compartimentos dos edifícios , gerados por fontes internas , como equipamentos mecânicos , atividade da vizinhança , redes de água e esgotos e utensílios domésticos , pode gerar incómodo nos utilizadores podendo colocar em causa a sua qualidade de vida ou provocar mesmo sérios problemas de saúde . Isto leva à necessidade de estabelecer exigências de isolamento acústico nos elementos construtivos das edificações , de modo a minimizar os seus efeitos nos ocupantes dos espaços .
O ruído é transmitido para o interior de um compartimento de um edifício através de toda a envolvente do espaço . Assim , um elemento construtivo pertencente a essa envolvente , com um desempenho acústico mais fraco , pode diminuir significativamente o isolamento sonoro do compartimento e consequentemente deixar passar muito ruído . Por essa razão , quando se deteta in situ a existência de um isolamento sonoro deficiente , entre dois compartimentos , ou quando não é possível modificar as características das fontes do ruído , a solução poderá passar por isolar os espaços ao ruído . Para que a intervenção acústica seja eficiente será necessário saber qual a contribuição dos diferentes caminhos existentes para a propagação do ruído , para perceber se será suficiente intervir apenas no elemento divisório , se será necessário intervir também nos elementos marginais ou se existirá uma propagação aérea relevante .
O método de medição clássica existente nas normas , não permite fazer essa análise , fornecendo apenas a diferença da pressão sonora entre espaços . Desta forma não é possível perceber qual ou quais os elementos que apresentam características de isolamento sonoro mais fracas .
Neste contexto , propõe-se uma metodologia alternativa , à medição clássica de isolamento sonoro , com o objetivo de determinar eficazmente os caminhos de propagação do ruído .
Metodologia Proposta para Previsão da Pressão Sonora
Na metodologia desenvolvida propõe-se que os níveis de ruído no compartimento recetor sejam estimados a partir dos registos de medições de vibração dos diferentes elementos de compartimentação ( paredes e tetos ). A partir destes , por utilização de expressões analíticas , estima-se o ruído produzido por cada um dos elementos e fica-se a perceber qual a contribuição de cada um para o ruído gerado no espaço . Para validar a metodologia proposta , realizou-se a comparação entre os níveis da pressão sonora determinados pelo método clássico e pelo método proposto , em dois edifícios reais . A fonte de emissão de ruído ( Fig . 1 ) foi instalada no compartimento adjacente ao espaço , onde se realizaram as seguintes medições :
Sonómetro equipamento para medição de ruído .
Acelerómetro equipamento para medição de vibração .
• Níveis sonoros no compartimento recetor , através da medição do ruído em vários pontos do compartimento , com recurso a um sonómetro ( Fig . 2 );
• Vibração da parede divisória e restantes elementos do compartimento recetor ligados com a paredes divisória : parede interior , parede exterior , teto e pavimento , com recurso a um acelerómetro e analisador de sinais ( Fig . 3 ).
36