UALGORITMO 5.1 Julho 2023 | Page 19

por todas as cores do arco-íris . Relembramos que aquilo a que chamamos de luz branca é nada mais nada menos do que a mistura dos comprimentos de onda das várias cores . Quando iluminamos um objeto com luz branca e vemos que o objeto é azul , isso significa que a superfície desse objeto absorveu todas as outras cores e apenas refletiu a cor azul . Da mesma forma , quando pomos a mão em frente a uma lanterna potente , ela fica com uma cor avermelhada . Isto acontece porque os tecidos biológicos absorvem todas as outras cores e apenas a luz vermelha consegue atravessar a mão de um lado ao outro . De uma forma muito simplista , a espectroscopia consiste em recolher a luz que passa por um meio ou uma amostra e separar essa luz nas suas diferentes cores ( diferentes comprimentos de onda do espetro eletromagnético ). Essas “ cores ” correspondem muitas vezes a comprimentos de onda aos quais o olho humano não é sensível , i . e . que não podemos ver , como por exemplo o infravermelho ( antes do vermelho ) ou o ultravioleta ( depois do violeta ). O resultado deste processo é um espectro , uma linha que nos dá a intensidade de luz refletida ( i . e . o número de fotões que voltaram para trás ) em função do comprimento de onda ( Fig . 1 ). Se iluminarmos um objeto com uma luz cujo espectro é conhecido ( referência ) e medirmos quantos fotões são refletidos ( para cada comprimento de onda ), podemos calcular uma quantidade a que chamamos reflectância que é a razão entre a luz refletida ( também chamado sinal ) e a luz incidente ( referência ). Num espectro de reflectância , os “ vales ” correspondem aos comprimentos de onda ( cores ) que foram absorvidos e os “ picos ” aos comprimentos de onda que foram refletidos .
Figura 1 . Exemplo de um espectro de refletância . As zonas onde a luz é mais absorvida pela amostra chamam-se bandas de absorção . São estas bandas em conjunto com os picos que permitem caracterizar a presença de determinados compostos na amostra .
No exemplo da mão , a luz vermelha que emerge dá-nos informação sobre o que se passa dentro da mão . Mesmo que nunca tivéssemos visto sangue , com base nesta pequena experiência ficaríamos a saber que dentro da mão há alguma coisa vermelha ( a hemoglobina no sangue reflete o vermelho e não o absorve ). Esta analogia pode ser estendida a vários compostos químicos sendo que a espectroscopia é hoje em dia usada para estudar as características de diversos tecidos biológicos ( carne , legumes , frutos ) e inúmeras substâncias químicas ( colas , tintas , plásticos , etc ). É uma técnica de análise que é utilizada por diversos ramos da indústria e da ciência .
17