UALGORITMO 4.2 Outubro 2022 UALGORITMO4.2 | Page 6

Volume 4 Número 2 Outubro2022

Papel da Gla Rich Protein ( GRP ) na saúde cardiovascular de doentes renais diabéticos - Respostas de um estudo clínico

Rim com lesão vs rim Saudável . À medida que a Doença Renal Crónica ( DRC ) progride , o normal funcionamento dos rins decai e consequentemente a taxa de filtração glomerular ( TFG ) nos doentes renais diminui . A reduzida taxa de filtração glomerular conduz , entre outras situações , a uma ineficiente excreção de sais minerais de cálcio e fosfato na urina , levando à sua acumulação na corrente sanguínea , contribuindo para o distúrbio mineral e ósseo característico da DRC . Isto envolve uma desregulação hormonal que resulta na diminuição da proteína α-Klotho e Vitamina D ( Vit D ) e aumento do FGF-23 e PTH . Neste complexo mecanismo , quanto maior for o estadio da doença renal , menores são os valores de GRP detetados . Deste modo os doentes renais apresentam um extenso e progressivo endurecimento das paredes dos vasos sanguíneos , designado por calcificação vascular , que aumenta o risco cardiovascular nestes pacientes .
4
Autores Catarina Marreiros , Carla Viegas , Joana Carreira e Dina Simes
Afiliações Centro de Ciências do Mar ( CCMAR ) – Universidade do Algarve , Grupo de Investigação Bioquímica Funcional e Proteómica . Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve
Revisão Escola : Escola Secundária Pinheiro e Rosa , Faro Alunos : Turmas de 12 º ano A e B
Sumário — A doença cardiovascular ( DCV ) é a principal causa de morte nos doentes renais e representa um enorme desafio clínico , devido à sua complexidade e ao facto dos fatores de risco tradicionais utilizados no diagnóstico ( e . g . hipertensão , obesidade , idade ) não explicarem de forma completa o risco cardiovascular nestes doentes . Por outro lado , a calcificação vascular ( CV ) é considerada como um fator de risco não tradicional , determinante na DCV . A Gla-Rich Protein ( GRP ) é uma proteína que circula no sangue e atua como inibidor da CV , tendo um enorme potencial como biomarcador da CV e do risco cardiovascular . Este estudo clínico , envolvendo uma população de doentes renais crónicos ( DRC ) com diabetes , permitiu determinar uma associação entre baixos níveis de GRP na circulação sanguínea e o aumento da CV , assim como com a perda da função renal . Estes dados apontam a GRP como um potencial biomarcador para o risco cardiovascular nestes doentes .