UALGORITMO 4.2 Outubro 2022 UALGORITMO4.2 | Page 24

Glossário
Capacidade funcional quantidade de exercício realizado
Estatisticamente significativo diz-se dos dados que , quando comparados por métodos matemáticos , apresentam uma relação demonstrada entre eles
Prova de esforço exame diagnóstico cardíaco que implica a realização de exercício numa passadeira rolante enquanto vários parâmetros ( como a Tensão Arterial , batimentos Cardíacos e actividade eléctrica do coração ) são avaliados
Eletrocardiograma ( ECG ) exame diagnóstico cardíaco que avalia o funcionamento elétrico cardíaco
Explicação
O uso de máscara cirúrgica é parte das recomendações das autoridades de saúde . Que implicações tem o seu uso em contexto da realização de actividade física ?
Cada voluntário realizou a prova duas vezes , uma com máscara e outra sem máscara ( após um teste COVID negativo ). Desenhámos uma fórmula para estimar a progressão do exercício realizado na prova de esforço . Avaliámos a quantidade de exercício , o oxigénio no sangue ( antes do exercício , no esforço máximo e após o exercício ) e avaliámos igualmente as alterações de electrocardiograma ( ECG ).
Observámos que quando o exercício era realizado com máscara havia uma diminuição de oxigénio no esforço máximo , uma menor capacidade de exercício e , em algumas pessoas , alterações no ECG .
Concluímos que o uso de máscaras cirúrgicas durante a realização de exercício físico provoca alterações fisiológicas claras , devendo ser ponderado se a sua obrigatoriedade neste contexto não é contraproducente .
Artigo original
Mendonça Café H , Leitão M , Freitas A , Marreiros A . Surgical Mask Use in Physical Ecercise in Young Healthy Subjects Sume Trial . Central European Journal of Sport Sciences and Medicine ( 2021 ) 35 , 117 – 125 . https :// wnus . edu . pl / cejssm / en / issue / 1210 / article / 19275 /
Biografia dos Autores
Hugo de Mendonça Café , é Médico Cardiologista Regente da Unidade Curricular Ciências Básicas e Clínicas 3 do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve . Obteve um Master em Ecocardiografia Clínica , a Certificação em Ecocardiografia Transtorácica e Transesofágica pela Sociedade Europeia de Cardiologia . É também coordenador do Laboratório de Ecocardiografia do HPA- Gambelas . As suas áreas de especialização : Ecocardiografia , Insuficiência Cardíaca , Cardiologia Desportiva
Anya Freitas , é Licenciada em Enfermagem com Pós-Graduação em Gestão de Unidade de Saúde e mestranda do mesmo curso . Tem competências acrescidas na área de Cardiologia de Intervenção , Emergência Pré-Hospitalar , Via-Verde Coronária , Cuidados em Hemodiálise e actualmente desempenha funções na área de Cuidados de Saúde Primários da ARS Algarve . Tem particular interesse sobre a área de Investigação Clínica , tendo desempenhado funções como Enfermeira de Investigação no Reino Unido no Cardiac Research Department dos Hampshire Hospitals , NHS Foundation Trust , entre 2013 - 2016 , em estudos internacionais da especialidade de Cardiologia : CANTOS , PARADIGM HF , PARADIGM HF EXTENSION , PARAGON HF , RELAX HF 2 , PIONNER AF , LATITUDE , LATITUDE EXTENSION , ROSE-ACS , ISCHEMIA , REVIVED and IDDEA HF .
Marta Catarina Cardoso Leitão é Licenciada em Cardiopneumologia na Escola Superior Dr . Lopes Dias , onde também concluiu uma Pós-graduação em Ventilação Mecânica não Invasiva em 2013 . De momento encontra-se a exercer a profissão na área da Cardiologia , no Hospital Particular do Algarve – Unidade de Gambelas , no qual é Coordenadora Técnica do Laboratório de Ecocardiografia . Presentemente está também na Universidade do Algarve como Monitora convidada do Laboratório de Aptidão de Competências – Mestrado Integrado em Medicina .
Ana Marreiros tem uma carreira académica em Estatística e Investigação Operacional , e em Métodos Quantitativos . Tem mais de 20 anos de experiência em tratamento de dados e docência nas áreas da estatística e da investigação operacional . Atualmente , é Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas e coordena a Unidade de Educação Médica e tem desenvolvido investigação clínica nas áreas de reumatologia , cardiologia , neurologia e oncologia . O seu interesse de investigação centra-se no desenvolvimento de algoritmia multivariada aplicada à investigação clínica e à educação médica .
22