Foi medido o tempo da resposta dada a cada estímulo .
Resultados
Os resultados mostraram que as palavras de alta frequência foram mais rapidamente reconhecidas do que as de baixa frequência . Entre as palavras de alta frequência não se observou qualquer efeito da valência emocional no tempo de reconhecimento . Pelo contrário , quando as palavras eram de baixa frequência e demoravam mais tempo a ser reconhecidas , observou-se efeito da valência emocional : as palavras positivas foram reconhecidas mais rapidamente do que as neutras , enquanto as palavras negativas requereram tempos de reconhecimento mais longos ( Fig . 2 ).
Figura 2 . Interação entre os efeitos da valência emocional e da frequência nos tempos de resposta na tarefa de decisão lexical . Enquanto para as palavras de alta frequência o tempo resposta foi sempre semelhante ( média ~ 542ms ), para as palavras de baixa frequência o tempo de resposta apresentou diferenças estatisticamente significativas em função da valência emocional ( positivas : 597 ms vs . neutras : 637ms , p = 0.008 ; negativas : 670ms vs . neutras : 637ms , p = 0.022 ).
Conclusão e implicação prática
Os resultados sugerem que a valência emocional tem efeito no tempo de reconhecimento de palavras , mas esse efeito apenas emerge quando as palavras demoram a ser reconhecidas ( tal como no caso das palavras com baixa frequência ). Nesta situação particular , as palavras positivas são reconhecidas mais rapidamente do que as neutras , enquanto as palavras negativas têm tempos de reconhecimento mais lentos . De acordo com a Teoria da Vigilância Automática , torna-se difícil retirar a atenção dirigida aos estímulos negativos devido à potencial ameaça que eles possam representar . Por essa razão , os nossos participantes não responderam tão rapidamente a palavras emocionalmente negativas na tarefa de decisão
15