UALGORITMO 4.1 Julho 2022 | Page 5

Introdução editorial
O conhecimento e o saber constroem-se no discurso e pelo discurso no quadro da interação comunicativa . Professores universitários e investigadores têm no conteúdo funcional das suas atribuições o desenvolvimento de investigação que , por ser científica , carece de validação ou refutação pelos pares . A publicação de quadros teórico-metodológicos e de resultados das respetivas discussão e análise de dados é imperiosa . Aspeto diferente é a preocupação crescente , que se atesta , em fazer chegar a interlocutores com níveis diferentes de conhecimentos os resultados do trabalho de investigação .
A UALGORITMO visa mostrar a um público de principiantes da atividade de investigação o que se faz na Universidade do Algarve , pedindo aos autores de artigos publicados que , num processo de vulgarização do conhecimento , sintetizem os seus textos em português . Segundo os procedimentos de revisão das publicações científicas , estes textos síntese têm revisores , neste caso membros de públicoalvo a que os textos se destinam , orientados por um professor do ensino secundário . Saúde-se com gratidão a iniciativa do editor desta publicação , o José Bragança , cujas persistência e capacidade de mobilização de autores , de revisores e dos seus professores merecem justo destaque .
A UALGORITMO é merecedora de estudo de caso por ser um exemplo de excelência de comunicação de ciência e de motivação para a prática científica . Debelam-se problemas terminológicos , evidenciando reformulações e paráfrases , corrigem-se expressões impeditivas da compreensão , esquematiza-se para melhor visualização , encurtar-se para criar vontade de saber mais , ...
A comunicação de ciência tem hoje desafios particulares , que , além do respeito pela verdade e do rigor da verbalização , exige olhar atento que evite a deturpação que a voracidade da alguma digitalização e das redes socias faz circular e leva a consumir de forma quase acrítica , acrónica e não sustentada . Comunicar ciência é permitir saber a todos os interessados , independentemente das suas especialização , escolaridade , idade , área de trabalho tudo o que nos seus contextos ( físicos ou não ) precisem ou queiram saber de forma livre , equitativa , democrática . Indiscutível é que não há ciência ( recordemos que ciência e saber têm a mesma origem etimológica ) sem verbalização , sem línguas , sem discursos contextualizados , mas insistamos também que não há hierarquia entre línguas no que à comunicação de ciência diz respeito .
A UALGORITMO comunica ciência em português . Parece anódina esta afirmação , mas não o é ! A intenção programática desta revista contribui para o enriquecimento da língua portuguesa e evidencia o seu estatuto de língua de ciência . Mostra-o este número que reúne 8 artigos de áreas muito diferentes em que se expressam particularidades retóricas , terminológicas e comunicativas que as próprias áreas e os potenciais leitores alvo condicionam . Debruçaram-se os autores e os revisores sobre questões de : saúde e bem estar ( insulina , satisfação profissional , estudo de genes de doentes oncológicos ); o domínio agroalimentar ( morangueiros com deficiência de ferro ); gestão do contexto ( resiliência de sistemas costeiros ); análise linguística ( provérbios ). Esta variedade não pode ser vista como falta de coesão interna . Pelo contrário , é a mais-valia deste projeto , a não especialização monotemática . Concorre , assim , também a UALGORITMO para a promoção da interdisciplinaridade , valorizando todas as ciências , e mostrando que mesmo os mais jovens ( alunos do ensino secundário ) já intervêm na construção e na circulação social do conhecimento assim como na facilitação do seu acesso .
Procurar saber mais sobre tudo para melhorar as nossas vidas . Respeitar tudo e todos os que nos rodeiam , tudo e todos os que fizeram o nosso passado . São condições para que o futuro não desiluda e a inexorável linha do tempo , reveladora da evolução dos saberes , facilite as mudanças . Tudo isto só é possível com mais conhecimento , com maior propriedade na sua comunicação e com maior domínio linguístico , terminológico e comunicativo .
A este RITMO se faz a UALG , também trocando a ciência por miúdos ! Manuel Célio Conceição
3