O turismo tem impactos importantes na sociedade , economia e ambiente . Se bem supervisionado , o sector do turismo cria empregos de qualidade , reduz a pobreza , podendo ser uma via de preservação ambiental , ajudando na construção de economias mais inclusivas e resilientes . Contudo , sem salvaguardas e decisões adequadas , o crescimento do turismo aumenta a pressão sobre a biodiversidade e os ecossistemas que são um dos principais motivos de atração turística e dos quais dependem os meios de subsistência das comunidades locais , podendo levar ao seu colapso .
O crescimento sustentável é , portanto , um desafio para as regiões turísticas . As atividades turísticas devem ser compreendidas e geridas num contexto mais amplo de sustentabilidade e é sem dúvida claro que a oferta dos destinos turísticos deve tê-lo em consideração . O desenvolvimento e prosperidade de uma região turística dependerá dela . O turismo sustentável deve explorar as principais questões e oportunidades de forma integrada .
A monitorização é essencial para identificar as tendências , dinâmicas e servir de apoio às políticas e estratégias dos decisores , utilizando diferentes tipos de informação , incluindo estatísticas adequadas a grandes volumes de dados recolhidos automaticamente a partir de fontes de base de dados .
Os observatórios têm um papel importante na monitorização e apoio às decisões a nível público e privado , apresentando um vasto conjunto de indicadores . O projeto OBSERVE – Observatório da Sustentabilidade da Região do Algarve para o Turismo , desenvolvido na Universidade do Algarve , é um instrumento de monitorização e avaliação dos níveis de sustentabilidade da região . O seu principal objetivo é fornecer indicadores ambientais , económicos , socioculturais e institucionais para apoiar o processo de tomada de decisão , para um crescimento sustentável da região do Algarve .
Exequibilidade possibilidade de algo ser executado
Para concretizar os objetivos , foram estabelecidas quatro atividades principais : levantamento do sistema de indicadores ; conceção do modelo de demonstração ; arquitetura e desenvolvimento da plataforma informática ; monitorização e disponibilização regular do OBSERVE . Após uma análise extensiva de indicadores propostos por organismos internacionais e nacionais , tais como World Tourism Organization ( UNWTO ), European Tourism Indicator System ( ETIS ), Turismo de Portugal ( Travel BI ), Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável ( SIDS Algarve ), foi selecionado um conjunto de indicadores , com base em critérios de relevância e exequibilidade e de um processo participativo que envolveu reuniões sectoriais com instituições e empresas bem como um inquérito on-line .
17