Tabela 1 . Estrutura de alguns plásticos ( continuação )
Quando o novo agente biofloculante é adicionado , este promove a agregação dos microplásticos formando-se partículas muito maiores , que “ crescem ” com a adição de mais agente floculante ou se a velocidade de agitação for diminuída ( maior estabilidade dos agregados ). Os flocos grandes recém-formados podem agora ser facilmente removidos por filtração !
Conclusão
CURIOSIDADE sabias que a quantidade de plástico produzida até hoje equivale a cerca de 80 milhões de baleias azuis , 1 bilhão de elefantes ou 25.000 Empire State Buildings ?
Sem o saberem , as pessoas estão potencialmente expostas a altos níveis de poluição por microplásticos , uma realidade “ invisível ” para a qual o conhecimento atual ainda não apresenta soluções eficientes . Neste contexto , qualquer estratégia ( em particular , amiga do ambiente ) que ajude a minimizar o potencial impacto dos microplásticos é bem-vinda . Neste trabalho , foram sintetizados novos agentes floculantes a partir de celulose , um recurso sustentável e renovável
33