TWENTY.THIRTY 3º edição | Page 9

ARTIGOS

MODA : O OUTRO LADO DO ESPELHO

C A R O L I N A C A L A D O
A Moda é uma das indústrias mais poluentes e à medida que cresce , maiores são os danos ambientais . A evolução deste setor tem vindo a revelar vários efeitos destrutivos para o meio ambiente - o facto da fast fashion ou moda rápida nos proporcionar o acesso a elevadas quantidades de peças de vestuário , e a custo reduzido , bem como a quantia de roupa que temos nos nossos roupeiros ( muito maior do que gerações anteriores alguma vez puderam ter ), pareceu-nos excelente , até percebermos que consequências viríamos a enfrentar .
A fast fashion é responsável pela produção em massa de roupas baratas e descartáveis , pela qualidade de acabamentos e matérias-primas que apresenta . E que custo tem esta prática que nos permite acompanhar tendências que mudam constantemente ?
São várias as repercussões que este sistema traz ao meio ambiente e à vida dos trabalhadores desse setor . Um exemplo para retratar esta triste realidade é o uso excessivo de água , que ocorre aquando do processo de produção . Para além das elevadas quantias usadas , que poderiam atender à necessidade de milhões de pessoas , outro dos problemas que apresenta é a contaminação da água . O uso de fertilizantes e pesticidas , utilizados para as fibras de algodão , e de petróleo , que a fibra de poliéster exige para que sejam produzidas , resulta na contaminação de águas que acabam nos nossos rios e oceanos , prejudicando a saúde de milhares de pessoas e animais . nossas vidas e no planeta . Para além de reconhecer estes problemas , torna-se ainda mais importante saber que há alternativas e saber como melhorar estas questões com certas práticas , que ajudarão a não deteriorar o nosso planeta .
A primeira etapa passa por ter vontade de mudar e continuar a informarmo-nos mais sobre este problema e respetivas soluções e alternativas que continuam a surgir . Começa por comprar menos , mas com mais qualidade ; explora e conhece novas marcas que promovam a prática sustentável ; opta por fibras naturais e não sintéticas : estas são biodegradáveis e a sua produção não é tão poluente ; conhece lojas vintage e em segunda mão ; é importante também sabermos cuidar da nossa roupa , experimentar dar-lhe uma nova vida , reciclar e até mesmo doar !
Está nas mãos do consumidor fazer a diferença - preocupa-te , és o responsável por mudar , por fazer diferente … Queremos um mundo melhor ? Então façamos por isso !
Outro dos problemas é que as peças são produzidas em fibras sintéticas pois ao serem plásticas , não são biodegradáveis , podendo levar 200 anos a decomporemse . Uma vez que são poucas as peças doadas ou recicladas , as roupas acabam em aterros ou incineradas , cujo processo , por sua vez , é prejudicial para a saúde pública .
Estes são apenas alguns dos vários problemas que a moda rápida apresenta , são várias as consequências nas
FOTO : KATERYNA UPYRKINA
T W E N T Y . T H I R T Y | 0 9