TWENTY.THIRTY 3º edição | Page 6

ARTIGOS

O FUTURO É LOCAL !

P A T R Í C I A E S T E V E S - A U T O R A U N I P L A N E T
Durante as últimas décadas , estivemos encantados com o que vinha de fora , de outros países , mas agora é o momento de olharmos para os recursos que temos localmente , para as comunidades em que estamos inseridos , e ajudarmos a torná-las mais fortes .
Os produtos locais são muitas vezes mais saborosos , já que não precisam de ser colhidos verdes para aguentarem longas distâncias , para além de poluírem menos por viajarem menos quilómetros até ao nosso prato . Ao pagarmos aos produtores locais , estamos ainda a fortalecer a economia local .
O ser humano não é mais forte que as maiores espécies que habitam a Terra . Sobreviveu estes milhares de anos porque pertencia a tribos e porque trabalhava em equipa e se organizou em sociedades para prosperar . Com o passar dos tempos , fomo-nos isolando , pois está tudo à distância de um clique no computador ou num smartphone .
Nos supermercados não existem estações – durante todo o ano temos tomate , curgetes , beringelas , etc . Quando as pessoas chegam às hortas comunitárias que criei em Coimbra ficam surpreendidas ao descobrirem que não se plantam curgetes ou tomate no inverno ... Não sabemos de onde vem a nossa comida , não sabemos quem a produziu , que produtos químicos foram usados e muitas vezes ( tristemente ) não queremos saber …
Por isso são tão importantes as hortas escolares , nas quais as crianças aprendem a produzir os seus alimentos , a conhecer os ritmos da natureza e as estações do ano do que comemos .
Em maio de 2020 , a Comissão Europeia apresentou a estratégia " do prado ao prato " como uma das ações principais do Pacto Ecológico Europeu . A estratégia prevê
uma série de iniciativas e de propostas legislativas sobre a agricultura biológica , a rotulagem dos alimentos sustentáveis e a redução do desperdício alimentar .
Escolher local é também descobrir o passado da nossa região . Antes do trigo o que se comia aqui ? Centeio , cevada , castanha e até bolota ? É descobrir novos sabores e diversificar a nossa despensa e os nossos pratos .
Afinal de contas , é na diversidade que está a maior riqueza .
Queres envolver-te mais na tua comunidade ? Aqui ficam algumas ideias : Participa numa horta comunitária Apoia o comércio local Faz voluntariado em projetos ou associações que intervêm no local onde resides Procura adquirir alimentos produzidos localmente no supermercado Faz compostagem comunitária Apoia artistas e artesãos locais , ajudando a divulgar os seus produtos ou adquirindo a sua arte Participa na vida do teu bairro ( toma conta dos filhos ou de um animal de companhia de um vizinho , ajuda a fazer as compras de um vizinho idoso , etc ) Já ouviste falar em design social ? É quando se ajuda uma instituição ou projeto a melhorar o seu design ( logo , site , participação nas redes sociais ) de forma voluntária Envia e-mails a projetos locais que admiras a dar-lhes os parabéns para os incentivares a continuar o bom trabalho Ajuda a combater o desperdício alimentar local ( Too Good to Go , Refood ou adquirindo legumes e fruta “ feia ” que não têm o padrão de beleza ou as dimensões para poderem ser vendidos nos supermercados )
T W E N T Y . T H I R T Y | 0 6