7
TV / CINEMA
Por Clóvis Venturini
Luz, câmera... AÇÃO!
Não é de hoje que vemos inúmeros comerciais que trazem os próprios brinquedos como protagonistas. Bonecas, action figures e os mais variados tipos de brinquedos, falam, saltam, correm, enfim, fazem tudo o que gostaríamos que fizessem "na vida real".
Mas o que aconteceria se os fãs pudessem criar eles mesmos as histórias que envolvem os seus personagens favoritos e utilizassem suas coleções para "encenar" esse filme? A resposta pode ser vista nos inúmeros fan films de Stop Motions que estão circulando pela Internet. E Transformers não fugiu a esta tendência.
O que é...
O Stop Motion é uma ténica de animação que já era utilizada nos primórdios do cinema. O mágico e ilusionista francês Georges Méliès, um dos percurssores da 7ª arte, utilizou a técnica em seu clássico “Viagem à Lua” (1902), para dar vida a seus truques.
Sobre a Técnica...
A técnica consiste em tirar diversas fotos de um objeto inanimado, mudando sua posição minuciosamente a cada quadro para que se crie a ilusão de movimento. Para atingir tal objetivo, é necessário um mínimo de 12 quadros para que o fenônemo da Persistêcia Retiniana ocorra e nosso cérebro junte esses quadros dando a impressão que vemos as imagens em movimento. 24p (quadros por segundo ou frames por segundo) é o que geralmene vemos no cinema, mas hoje já existem filmes que captam e projetam de 48p a 60p (e técnicas de até 300p), como a trilogia o Hobbit (2012), do diretor Peter Jackson.
stop motions
A ARTE QUE DÁ VIDA AOS BRINQUEDOS