TRAIN | Page 46

Muitos falam sobre sustentabilidade mas o que realmente quer dizer? Ouvimos falar sobre comida saudável e reciclagem, partilhamos publicações sobre salvar as tartarugas e sentirmo-nos mal por bebermos com palhinha no McDonald’s. Mas será que devemos mesmo ser responsabilizados por todos os males do mundo?

As Kylie Jenners deste mundo certamente parecem não se importar pois falam dos fogos na Austrália e os animais que estão a morrer mas logo a seguir publicam uma foto com chinelos da Louis Vuitton feitos com pele verdadeira. Depois de ser criticada nas redes sociais claro que doou um milhão de dólares para uma fundação. A sua irmã Kim Kardashian também foi criticada por não ter doado dinheiro a fim de ajudar nesta calamidade mas afirmou que não precisa de publicitar tudo o que faz. No entanto, todos sabemos o conteúdo do seu frigorífico e a quantidade de meias que tem por gaveta. Também são estas famosas irmãs que viajam para todo o lado em jatos particulares que, como todos sabemos (não por

experiência própria), é uma ótima maneira de viajar mas altamente poluente. Até quando teremos de nos sentir culpados por todos os males do mundo?

Mas há celebridades que devemos aplaudir pelos seus esforços e por usarem a sua plataforma e o poder que advém da fama para fazerem alguma mudança. Jane Fonda, por exemplo, organiza protestos climáticos semanais e já foi detida inúmeras vezes na sequência dos mesmos. Joaquin Phoenix juntou-se na semana passada a um desses protestos e foi também detido. Até quando terão as pessoas de ser detidas por se manifestarem contra aquilo que pode de facto ser o maior mal do mundo?

É neste tom que vos queremos deixar. Será que vale a pena continuar a patrocinar estas pessoas e os seus hábitos milionários e poluentes? Não me devo sentir mal por apanhar um avião para ir visitar a minha família, assim como não devo considerar normal que milionários continuem a “apanhar boleias” de jatos privados só porque podem.

A culpa de todos os males do mundo (não) é TUA.

46