Quando falamos acerca da Green Life, e queremos associar o desporto, não podemos deixar de falar do renomado surf. Deslizar sobre a onda é já algo que conta com vários séculos de existência. Não se sabe ao certo o espaço de tempo em que a prática se iniciou, tão pouco se sabe exatamente por quem. É mundialmente aceite que quem começou a usufruir deste presente do mar fora os polinésios. O que muitos não sabem é que o surf, já hoje não é apenas um desporto, mas antigamente ditava as regras das comunidades polinésias. Aquele que era o mais habilidoso, com mais talento, que executava as melhores manobras e melhor fazia o mar uma extensão do seu corpo era o chefe da sua comunidade, surfava com a melhor prancha da melhor madeira. As praias eram também repartidas sendo que a alta sociedade surfava as melhores ondas e as “marrecas” ficavam para o povo, sendo estes impedidos de surfar as ondas mágicas. Contudo, podias alcançar as ondas mágicas da realeza se estes considerassem que eras suficientemente habilidoso para surfá-las.
O primeiro registo físico deste desporto foi feito em 1779, pela alçada do explorador inglês James Cook. Cook achou o surf uma forma engraçada de relaxar, de abrandar, de fazer parte da natureza. Após isto, o Havai passou a ser um ponto de paragem durante as expedições ao Oceano Pacífico, sendo que, foi nesta altura que a tradição do surf viu o período mais negro da sua história, quando em 1821, os missionários calvinistas da Grã-Bretanha impingiram a sua religião e quase extinguiram o surf, considerando-a como imprópria.
Anos mais tarde (alguns bons anos), George Freeth e Duke Kahanamoku conseguiram trazer de volta à vida a prática do surf, desde estes heróis, não há missionários, reis, piratas, … , que consigam impedir o crescimento do desporto moda que consome o mundo atual. George Freeth, “o homem que conseguia andar sobre a água” costumava deslizar em Venice Beach, chamando a atenção dos americanos. Todavia, quem realmente deu a conhecer ao mundo o surf, foi Duke Kahanamoku, que viajou o mundo como embaixador havaiano e, por onde ia, espalhava a magia do surf.
Atualmente, o surf é um dos desportos mais conhecidos ao redor do mundo, acarretando uma legião de fans, praticantes, … O surf para muitos pode parecer apenas um desporto banal, onde uns “malucos” que não sentem frio arriscam as suas vidas para fazer boa figura. NÃO! O surf é muito mais do que isso, é um refúgio, uma forma de ligares-te à natureza e acima de tudo, o surf é uma filosofia de vida que apenas aqueles que o carregam na alma percebem. Seja na vida, na alimentação, no comportamento, no trabalho, … O Surf é mais do que um desporto, o surf é Ohana (família).
14