Trabalho 2 webdesign - Proposta 01 (Nintendo) É HORA DE MALHAR | Page 5

5

WWW.NINTENDOWORLD.COM.BR

TV N

CAPTAIN N: THE GAME MASTER

Relembrando uma das participações da Nintendo na TV com o super-herói dos games

LICENÇA POÉTICA

V

ocê conhece Captain N: The

Game Master? Se não

conhecer, caro leitor, não o culpo. Para começar, a série, de produção EUA/Japão (Adventure e DiC Entertainment) esteve no ar originalmente de 1989 a 1991 em seus países natais. No Brasil, não demorou muito para chegar, mas mesmo assim, sob o título de Capitão N, teve pouca visibilidade.

Foram três temporadas, totalizando 34 episódios de 22 minutos cada, aproximadamente. A ideia era simples e genial, algo que qualquer fã de games já pensou em sua infância: "Não seria legal se eu pudesse entrar nos games e conhecer todos os personagens?" ou ainda "Não seria legal se eu pudesse misturar meus jogos favoritos?". Basicamente, o enredo conta a história de Kevin Keene, um adolescente que mora em Los Angeles, na California que, enquanto jogava Punch-Out!! em seu NES é sugado junto de seu cachorro por um vortex em sua televisão, que o leva para

Videoland, a terra dos games.

Lá. descobre que era destinado a se tornar Capitão N, o mestre dos games e ganha uma Zapper (pistola do NES) que solta lasers e uma fivela em forma de controle, que o permite utilizar várias habilidades especiais. Como Captain N, ele se junta ao chamado N Team para derrotar a vilã Mother Brain (inspirada em Metroid) e seus capangas. Seu time conta com Princess Lana, regente de Videoland; Simon Belmont (de Castlevania); Mega Man e Kid Icarus (hoje mais conhecido como Pit). A partir da segunda temporada, Game Boy, um robô em forma do portátil se junta ao time.

As aventuras basicamente se passam com o grupo, ou parte dele, explorando diferentes locais de Videoland, que sempre correspon-

dem a games diferentes (e, aliás, referências não faltam). Além de permitir muita variação nas histórias, os heróis quase sempre ganham a participação de outros personagens a cada mundo. Além de Mother Brain, os vilões recorrentes incluem King Hippo (de Punch-Out!!), Eggplant Wizard (de Kid Icarus) e Dr. Willy (Mega Man).

Apesar da leve "vergonha alheia" que o desenho traz hoje em dia, vale pelo saudosismo e invencionismo. No momento ainda não está disponível em DVD no Brasil, mas quem não se importa em assistir em inglês pode importar a coleção completa de sites como Amazon.

- Rodrigo Ortiz

Apesar de buscar retratar vários videogames, Captain N muitas vezes "viajou na maionese", mudando a aparência e comportamento de personagens. Alguns exemplos gritantes incluem Simon Belmont, que é vaidoso ao ponto de ser cômico, com seu grande topete loiro e Mega Man, que pouco se parece com a imagem tradicional do herói. Da mesma maneira, por alguma razão, King Hippo tem um estranho tom de pele azulado.

Na mesma época, foram produzidos quadrinhos que seguiam de maneira mais fiel as histórias originais, só que sem qualquer personagem que fosse licenciado - só Nintendo.

COMUNIDADE