Em Palmas existe um lugarzinho aconchegante, de gente hospitaleira, cheio de cachoeiras de águas frias, que tem atraído a cada dia mais pessoas: o distrito de Taquaruçu. O nome indígena significa Taboca Grande e foi dado originalmente ao rio que banha a região. É um dos povoados mais antigos do Tocantins, onde havia grande quantidade de propriedades rurais e surgiu a partir de um ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto entre Porto Nacional (cidade a 60 km de Palmas, tida como o berço histórico do Tocantins) e outros municípios.
A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil e as cachoeiras e clima ameno contrastam com as altas temperaturas da cidade. As grandes propriedades foram divididas e hoje o distrito abriga uma infinidade de chácaras e moradias de fins de semana, além de pousadas.
Para muitos moradores de Palmas, Taquaruçu é uma espécie de refúgio, para onde vão em busca de recarregar as energias. Mas o lugar também é perfeito para quem quer adrenalina. São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes, num local onde o turista pode praticar atividades como rapel, tirolesa, trilhas - tanto a pé quanto de bicicleta - e se refrescar nas águas.
Entre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Roncadeira - com 70 metros de altura; a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana, Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.
Da Praia para Serra: emoção e adrenalina esperam você em Taquaruçu
Enquanto uns querem ficar curtindo as praias tocantinenses, outros preferem ação. O Distrito de Taquaruçu, distante 32 km do Centro de Palmas, tem muito a oferecer: tirolesa, trilhas, 80 cahoeiras, e o melhor clima da Capital.
O Festival Gastronômico de Taquaruçu vem se consolidando como um dos principais eventos gastronômicos da Região Norte. Tem como foco a valorização dos ingredientes culinários locais e leva em conta a criatividade na elaboração dos pratos.
Os sabores da culinária tocantinense aliados às atrações musicais do circuito nacional atraem ao distrito milhares de pessoas que buscam, a cada edição, experimentar as iguarias concorrentes, além de prestigiar a música e o artesanato.
Fonte: SECOM/TO