Tocantins 30 Anos Sessão Solene | Página 24

Tão vasto quanto suas belezas naturais, o patrimônio cultural do Tocantins também é um espetáculo à parte. E esta riqueza foi bem representada na Sessão Solene da Assembleia Legislativa. Diversas atrações estiveram presentes para homenagear Tocantins e seus 30 anos de história. Do Hino Nacional até danças e músicas típicas do Estado, momentos de emoção marcaram o decorrer do evento.

A Orquestra Sanfônica Amor Perfeito trouxe com seus mais de vinte instrumentalistas uma bela apresentação musical usando a sanfona como instrumento principal do espetáculo. A Orquestra é formada pelos alunos da escola Vila União e oferece a esses jovens a oportunidade de aprender através da música. A educadora e colaboradora do projeto, Danila Lima de Moura Silva, falou um pouco sobre a música e sua participação na Sessão Solene “Nos sentimos lisonjeados por fazer parte da história do Tocantins, pois nos convidaram pelo fato de fazermos parte de um projeto inovador e que caracteriza as raízes do Estado e esse reconhecimento é bastante gratificante.”

A quadrilha Arranca Toco presente por aqui desde 1992, trouxe música, dança e alegria para a Sessão. Destacando-se por sua originalidade e espontaneidade, o grupo também representa o Tocantins em apresentações Brasil afora e já foi premiada diversas vezes pela alta qualidade de suas apresentações e seu figurino. A Arranca Toco é composta por vinte e oito membros e seu sucesso é baseado em uma identidade puramente tocantinense, mantendo os ritmos teatrais e das coreografias voltadas ao regionalismo. Suas apresentações fazem jus ao slogan “um espetáculo de quadrilha”, pois a cada vez que sobem no palco, um espetáculo diferente acontece.

E se tratando de patrimônio cultural do Tocantins, não podemos esquecer da sússia, dança folclórica presente na cultura de diversas cidades do Estado. O grupo Raízes do Tambor, ou Raízes do Quilombo ficou