A Importância do GEOVIAS
Após o grande número de incidentes nas redes subterrâneas de distribuição de energia, agua, esgoto, gás, fibra óptica e outros, as empresas responsáveis pelos dutos que se encontram ocultos sob o solo resolveram criar o mapeamento e intensificar a precisão da localidade destes mesmos dutos.
A importância da criação e implementação do projeto GEOVIAS se dá na segurança quando alguma obra que envolve perfuração do solo e manutenção de dutos subterrâneos for executada.
Assim, evitando acidentes diversos, como a contaminação do solo, explosões em dutos de gás, interrupção na distribuição de agua por ruptura e outros acidentes que possam interferir em uma média ou grande parcela da população, dependendo do local e material afetado.
Um segundo foco do GEOVIAS é aumentar a velocidade das manutenções no subsolo, baseando-se na precisão dos locais. Por exemplo, se ocorrer qualquer rompimento em alguma via subterrânea, rapidamente identificarão o ponto afetado e uma equipe de manutenção será deslocada para o local. Assim, o problema será tratado de forma rápida e a eficácia será maior.
Existe também, uma relação do projeto GEOVIAS na elaboração e implementação de obras voltadas a infraestrutura das cidades contempladas.
Em alguns casos, obras planejadas tem de ser aprovadas, pois não se sabe a possível interferência das construções nos dutos que passam por baixo do terreno. Grande parte destas obras tinham uma certa fila de espera, pois, existia a necessidade da analise subterrânea. Esse tempo burocrático foi diminuído pelo projeto, agora, as obras são liberadas de forma mais rápida e segura.
“Não sabíamos o que havia no nosso subsolo. Era complicado autorizar obras sem ter a certeza da existência dos dutos que passavam no subterrâneo e, por conta disso, sempre tínhamos alguma ocorrência com rompimento. Agora, com o GEOVIAS, liberamos as obras com 100% de garantia de êxito”, explica o secretário de Conservação do Rio de Janeiro, Marcus Belchior.”
Fonte:
http://odia.ig.com.br