The Big Photo The Big Photo | Page 16

16

1- Em que consiste o projeto, RetroModels Portugal?

As Retromodels foram criadas por mim Paula Sereno / Miss Pinky Billy em 2013 através de inspirações dos anos retro obtidas na infância pela minha mãe. Quis então recriar os anos 30 até aos anos 60. Pus mãos à obra e recrutei modelos, amigas e familiares que estivessem interessados em participar. Então utilizei a fotografia, uma das grandes paixões desde dos 13 anos; como escolha para reproduzir esses anos e essas mulheres tão icónicas. Ao longo dos tempos e de estudo quis incluir outros elementos onde as RetroModelsPortugal pudessem entrar em ação como idas a feiras, festivais e festas especiais onde poderíamos estar a animar com o nosso “Pinup Show”, vender roupas em segunda mão, recriar eventos musicais, etc…

Fazemos também workshops sobre a beleza e a maneira de vestir das épocas e quais os ícones mais famosos que se destacaram nestas décadas, fazendo com que os próprios participantes se inspirem para futuros trabalhos, ou mesmo usando este modo de vida no seu dia-a-dia. Principalmente queremos destacar as mulheres no projeto por acharmos que são mais emocionais na questão do aspeto físico e para isso mostramos estes anos onde as mulheres eram um ícone glamoroso e sensual sem necessitar de mostrar muita pele. Acabamos por aumentar a autoestima das mulheres que trabalham connosco, até mesmo quando nos seus dias especiais como, casamentos, despedidas de solteira, e/ou até mesmo aniversários, que queiram se sentir únicas e até se sentirem mais tímidas podem convidar sempre as pessoas que mais gostam para se juntar ao processo.

2- De onde surgiu a ideia de criar um grupo assim?

Surgiu através do filme “Grease” e duma participação antiga num grupo de hospedeiras/modelos fotográficos, onde era responsável pela imagem do projeto. Começamos pela ideia pinup mas foi se desviando muito para outros estilos então queria transmitir as épocas de forma mais verdadeira, claro com um pouco de modernidade. Ai pensei realmente nas portuguesas e nas minhas amigas que cada vez mais eram afetadas pela baixa autoestima e o estereotipo de “magras” ou “gordas”. Então criei as Retromodels para retratar as pinups e aumentar a autoestima tornando as mulheres portuguesas em verdadeiras divas independentemente do tipo de corpo, altura ou idade.

3- Onde querem chegar?

Neste momento quero mesmo abrir um salão retro onde a mulher poderá ser uma pinup por um dia, fazendo sessões fotográficas, cortar o cabelo, tratar da sua beleza, frequentar os nossos workshops e até passar um dia diferente com as amigas.

Fotografia: Sereno Photography