MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA- CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
COCHO AUTOMÁTICO
Componentes:
Afonso Severo, Andiele Gabriel, Andressa Gabriel, Alana Kobs, Brendha Ebling, Bruno Scaramussa, Eduarda Sanabre, Ethianne Ferreira, Heitor Soares, Helena Balk, João Otavio, Larrisa Medeiros, Lauren Valau, Pedro Vey, Pedro Cruz, Tassiana Dotto e
Victoria Della Pace.
Orientadores: Adriano Rosado, Daniel Souza.
RESUMO: O trabalho de pesquisa“ Tecnologia na agropecuária: Cocho automático” realizado por um grupo de estudantes de agropecuária, tem como objetivo fazer com que se reduza a mão-de-obra e que haja economia no desperdício de ração. O grupo pesquisou e desenvolveu um projeto de cocho automático, feito com canos de PVC, rosca sem fim e um motor, o qual faz com que a ração chegue com doses e horários pré-programados com base da necessidade de cada lote. Com isso é possível que haja uma facilidade maior de alimentar os suínos, além de reduzir as tachas de desperdício, ser de fácil construção e ter baixo custo. O cocho apresentado é especificamente para o setor de crescimento e terminação.
PALAVRAS CHAVE: automático; suínos; economizar.
INTRODUÇÃO
Comedouro é o local onde é depositado o alimento ou água para os animais, são feitos muitas vezes de madeira, pneus cortados ou de algo que o produtor possa reutilizar. Com este trabalho buscamos mostrar aos pequenos produtores uma maneira fácil, pratica e com preço moderado de automatizar o seu sistema de reposição de ração destes comedouros, para assim evitar desperdícios de ração e diminuir a mão-de-obra utilizada na granja.
METODOLOGIA
Para desenvolver esse trabalho foi utilizada uma rosca sem fim( figura 1) de um metro e meio, que é colocada dentro de um cano de 100 mm( figura 2), nesse cano é feito quatro furos para a saída de ração para seus respectivos cochos, nesses quatro furos são colocados canos de 50 mm para levar a ração até o cocho. A rosca sem fim fica conectada a rolamentos nas duas pontas, em uma das pontas é inserido um motor que irá fazer essa rosca trabalhar, assim que o motor é ligado coloca-se ração dentro do cano e a rosca leva a ração até os cochos. Para ser automatizado o sistema utiliza uma chave de final de curso que ao encher o ultimo cocho de ração desliga o motor.
34