Tecnologias para o Desenvolvimento Rural Volume 1 | Page 69

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA- CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
forrageiro pode ser usado em cultivo solteiro, em consorciação com gramíneas perenes de verão como as gramas bermuda, o capim-elefante anão, a hemártria e o capim-nilo, ou ainda com gramíneas anuais de inverno, como a aveia e o azevém. Com as espécies de verão, pode ser implantado junto ou sobre pastagens já estabelecidas. Já as gramíneas de inverno devem ser semeadas em sulcos( plantio direto) sobre a pastagem de amendoim forrageiro já estabelecido. Outra possibilidade é realizar o plantio de mudas de amendoim no início do outono, semeando junto o azevém.
Pastagem A Pastagem B
RESULTADOS ENCONTRADOS
O material deve ser plantado imediatamente com boas condições de umidade do solo, em sulcos espaçados de 50 cm( 1 estolão a cada 20cm) ou em covas( 3 estolões por cova) espaçamento de 0,80 x 0,50m ambos com aproximadamente 15 cm de profundidade. Os estolões devem medir entre 20 a 30 cm e conter pelo menos 4 gemas. Devem ser colocados na cova ou sulco deixando cerca de 5 a 10 cm( 1 a 2 gemas) desenterradas. Cobrir com terra e compactar bem para garantir adesão entre os estolões o solo, segundo o engenheiro agrônomo da CEPLAC, José Marques pereira, obedecer a época de plantio de cada localidade, ou irrigar. Evitar plantio em épocas de temperatura abaixo de 18 º C, mesmo com irrigação.
69