Musk chegou a insultar os analistas sobre a base dos seus rendimentos. O empresário norte-americano enviou para a Tailândia um minissubmarino a fim de colaborar na operação de resgate dos jovens presos numa gruta daquele país. Também foi protagonista de uma polémica quando tratou de “pedófilo” um dos mergulhadores responsável pela operação de salvamento dos quinze jovens reféns naquela gruta. Por fim, numa altura em que a Tesla tentava aumentar o fluxo de produção de veículos do modelo Type Model 3, Musk decidiu pernoitar numa das fábricas da Tesla responsável pela produção, o primeiro automóvel da empresa pensado no mercado de massa.
Em agosto, Musk anunciou no Twitter que consideraria sair do capital da Tesla.
Não só foi a primeira vez que alguém de fora da empresa ouvia falar desse plano surpreendente como também se acredita que os próprios dirigentes executivos da empresa não estavam de maneira nenhuma ao corrente dessa decisão de Elon Musk. Na sequência dessa tomada de posição, o preço das ações da Tesla no Nasdaq subiram em flecha até ao fecho da bolsa nesse dia.
O Organismo federal americano de regulamentação e de controlo dos mercados financeiros (Securities and Exchange Commission) leva a cabo um inquérito, algo que não é do agrado de qualquer empresa.
Numa entrevista ao diário New York Times, no dia 16 de agosto, Elon Musk revelou que o ano de 2018 tinha sido um ano “insuportável”, descrevendo as suas semanas sobrecarregadas de 120 horas que levavam os seus familiares mais próximos a preocuparem-se com o seu estado de saúde.
O fiasco que veio a revelar-se o plano de Musk, no que diz respeito à sua vontade de colocar a Tesla no mercado bolsista, levaram alguns dos seus investidores a pedirem-lhe para nomear um diretor ou uma diretora de operações para servir de “pessoa responsável”.
Musk é muito provavelmente submetido atualmente a uma enorme pressão suficiente para permitir que algo deste género seja colocado em prática. Algumas fontes anônimas indicavam que no artigo do New York Times que a empresa estava efetivamente à procura de alguém para ocupar o lugar até então ocupado por Elon Musk.
Neste compasso é interessante ver que há outras pessoas dispostas e prontas a ajudar Musk a dirigir o seu património empresarial e de medir até que ponto a sua onipresença levou com que as suas empresas prosperassem ou tivessem sérias dificuldades em prosperar.
29