DOSSIÊ
OS CÉREBROS QUE TRABALHAM NA SOMBRA DE ELON MUSK
Excêntrico, brilhante e atormentado. Elon Musk assume o controlo total sobre as suas empresas. Todavia, não assume sozinho o comando das mesmas.
© AFP
Poucos CEO personificam as suas empresas como faz Elon Musk à frente da Tesla, SpaceX e da Boring. No caso da Tesla, ele é rosto e porta-voz da empresa, através da qual assume muitas vezes um papel mais espontâneo e descontraído através da sua conta pessoal na rede social Twitter. No caso da SpaceX, uma empresa que explora o mercado do turismo espacial privado, Musk encarna o papel de um representante super dinâmico e sonhador, que prevê no futuro usar o seu produto para um dia viajar para Marte a fim de gozar os seus últimos dias na reforma.
A Boring Company pode ser descrita como a empresa-chave através da qual Elon Musk revela algumas das suas obsessões mais impactantes: trata-se de uma empresa startup da área da construção que pode construir túneis adaptados aos sistemas Hyperloop, isto é, o modo de transporte a alta velocidade imaginado por Musk, assim como pode ser fabricante de um novo tipo de lança-chamas.
Francisco Faria
27