Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelo GigaERP.
Sendo assim, BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão.
Há uma forte tendência de que os produtos que compõem o sistema de BI de uma empresa passem, isoladamente, a prover funções extras que auxiliem na tomada de decisões. O objetivo principal é claramente uniformizar processos que permitam o acesso à informação como forma de melhorar os negócios.
O termo Business Intelligence foi criado pelo Gartner Group (consultoria de pesquisa de mercador na área de tecnologia da informação) nos anos 80.
Tipicamente as organizações recolhem informações a fim de avaliar o ambiente de negócio, e converter campos como pesquisa de marketing, pesquisa de indústria e mercado, e analise de competidores. Organizações competitivas acumulam business intelligence a fim de obter vantagens competitivas sustentáveis, e podem considerar inteligência como um núcleo de competência valioso em algumas instâncias.
Pessoas envolvidas em processos de business intelligence podem usar aplicações de software e outras tecnologias para recolher, armazenar, analisar, e prover acesso ao dado. Alguns observadores consideram BI como o processo de transformar dados em informação e posteriormente em conhecimento. Ferramentas de software ajudam pessoas a tomarem “melhores” decisões de negócios através de informações precisas, atuais, e relevantes disponíveis quando elas assim necessitarem.
Geralmente, coletores de BI recolhem suas informações primarias de fontes internas ao negócio. Tais fontes ajudam os responsáveis por tomarem as decisões a entender quão bem eles agiram. Fontes secundárias de informações são formadas pelas necessidades dos clientes, processos de tomada de decisão dos clientes, a competição e as pressões dos competidores, as condições das indústrias relevantes, e em geral as tendências econômicas, tecnológicas e culturais.
Cada sistema de business intelligence tem um objetivo específico, que deriva dos objetivos da organização ou de uma indicação visionária. Tanto os objetivos de curto prazo (tais como os números trimestrais de Wall Street) como os objetivos de longo prazo (tais como valor acionista, a parte/tamanho da industria alvo) existem.
Sendo assim espionagem industrial pode oferecer business intelligence utilizando técnicas secretas. Existe uma área sombria entre business intelligence “normal” e espionagem industrial.
Gerenciamento de performance de negócio oferecem software orientado a sistemas de business intelligence que alguns vêem como a nova geração de business intelligence, pensando bem muitas pessoas nessa área utilizam esses termos misturados.
4 Technological / Maio, 2016