Índice
A História faz-se com Documentos
Este primeiro número de TAVILLA debruça-se sobre aspetos da História de Tavira nos séculos XV e XVI. Trata-se de uma edição preparada pelos alunos do Curso de Línguas e Humanidades, 11.º ano, turma C1, no âmbito da disciplina de História A, para o Programa Europeu Erasmus+, Projeto Connect Your Learning, em parceria com a Biblioteca ESJAC . Pretende ser um projeto com características diferentes, sobre História local, partindo sempre das fontes, ainda que sem perder as referências e respetiva integração na História Nacional.
Os séculos XV e XVI foram, de facto, um período de grande crescimento e importância estratégica da cidade de Tavira, daí a opção por esta época. Foi, contudo, na segunda metade de quinhentos que começaram os ataques piratas às costas algarvias, responsáveis, entre outros, pela decadência da cidade, em particular, e pela ruralização do Algarve, em geral.
Foi sobre tudo isto que os alunos se debruçaram, sobre uma realidade que, ainda que longínqua no tempo, lhes está próxima, numa iniciação em como a História se reconstrói a partir das fontes.
Sobre o título desta revista
TAVILLA - designação da cidade na carta de libertação de um preso em que não foi respeitada a imunidade da igreja, pelo rei D. Manuel I, em 29/4/1516
IANTT, PT/TT/CSSML/M02/000013 , acessível em https://digitarq.arquivos.pt/details?id=6083702 acedido em 15/3/2018
O Século de Ouro de Tavira
4 Viva Tavira Cidade
6 Concelho em chamas
As Freiras Bernardas
8 A primeira e última casa feminina do Algarve
10 A vida por detrás do Convento das Bernardas
O Mecenato de D. Manuel I
12 Tavirerenses recebem rendas a mando do rei para estudarem no estrangeiro
Começa a Pirataria
14 Os ataques piratas e o pânico das freiras
16 Hospital de Tavira rejeita feridos
A Justiça Régia
18 El-Rei castiga homicidas de Tavira
20 Imunidade da Igreja
22 Os perdões de El-Rei
24 Perdão por conversão
Cartas de privilégio
26 Privilegios aos vizinhos de Tavira
28 El-Rei distingue Rui Martins
Índice
Índice
Índice