Em 2013, o IDSUS – Índice de Desempenho do SUS – realizou uma pesquisa em todo o país para determinar a qualidade do atendimento em hospitais ou postos de saúde da rede pública.
Cada cidade recebeu uma nota de 0 à 10 de acordo com a eficiência de seu atendimento. A média nacional foi 5,47.
Várias cidades catarinenses conquistaram uma boa posição na lista de melhor saúde pública, e entre elas, São Pedro de Alcântara, na 61ª posição, com a nota 7,56.
Este índice mostra que o município é capaz de atender a maioria dos casos de maneira eficiente, apesar de ainda haverem algumas dificuldades, como a falta de profissionais e equipamentos.
Não foi somente nesta pesquisa que a cidade superou a média nacional. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2010, a expectativa de vida em São Pedro de Alcântara era de 75,8 anos. No mesmo ano, a média nacional era de aproximadamente 73 anos (e 74 anos, em 2015).
Isto ocorre, pois a cidade não enfrenta grandes problemas ambientais e seus habitantes tem acesso à bons centros de saúde.
Além disso, em 2013, a taxa de mortalidade infantil em São Pedro de Alcântara foi de 12,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, enquanto a média do país foi cerca de 14 óbitos por mil nascidos vivos no mesmo ano.
Saúde Pública
em Números
TEXTO: Bruno Damm
FOTO: www.teach-english-korea.com
73