São Pedro de Alcântara Jun. 2015 | Page 65

Todo este empenho em garantir a eficiência da escola, tem gerado retorno ao município, sendo atribuídas notas altas pelo IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, foram feitos testes de Língua Portuguesa e Matemática com os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental e a instituição obteve ótimos resultados.

A biblioteca pública, antes situada na praça da cidade, agora passará a ser parte da escola. Esta mudança ajudará os professores a incentivar a leitura e facilitará as pesquisas em livros, além de que a separação do que é de uso público e o que é de uso escolar será realizada por uma bibliotecária, responsável também por auxiliar os alunos na livraria. Apesar do consentimento em ceder seu espaço, a coordenação do colégio não medirá esforços para garantir a segurança de seus alunos, assim, evitará o acesso do grande público aos corredores das salas de aula.

Com o objetivo de garantir a melhor preparação dos estudantes, em 2015, o material utilizado não será mais o do MEC, e sim o do Sistema Positivo de Ensino – utilizado por cerca de 2.000 instituições brasileiras, em sua maioria particulares, além de outras 15 japonesas –, o único material que o professor terá que produzir é o da disciplina de alemão.

Em relação ao suporte financial, a escola faz requisições à prefeitura, que abastece a instituição de acordo com suas necessidades. Os colégios estão altamente preservados, e é perceptível a atenção que recebem quanto à sua estrutura física. Assim, com material de bom nível, profissionais qualificados, boa estrutura física, e com o apoio dos pais e alunos, São Pedro de Alcântara é capaz de oferecer uma educação exemplar, mesmo sendo uma cidade pequena.

FOTO: Luisa Lobato

Biblioeca localizada dentro do colégio.

65