A maior parte dos materiais utilizados pelos seres humanos é descartável. Por um lado, é fácil dar um destino a estes materiais, porém, por outro, se descartados de maneira incorreta, estes prejudicam a fauna e a flora, devido à contaminação das águas e do próprio solo.
Uma garrafa plástica demora em média 100 anos para se decompor. Uma fralda descartável, cerca de 450 anos. O vidro, mais de 1 milhão, ou pior ainda, o pneu, que por ser feito de borracha, nem possui tempo estimado para o desaparecimento total.
Destinar corretamente o lixo é a melhor forma de garantir que eles não acabem afetando negativamente o meio, isto pode ser feito através da reciclagem. Este método consiste em técnicas para fazer com que itens já utilizados se transformem novamente em matéria prima e voltem para o seu ciclo produtivo, reduzindo a extração dos recursos naturais e contribuindo com a diminuição do volume de lixo.
Vários moradores alcantarenses, como a Janaína, reciclam em suas casas e afirmam que todos deveriam realizar esta ação: “Faço a reciclagem e acho que a prefeitura dá muito incentivo, eles também fazem a coleta seletiva na cidade”.
No município, a questão do lixo é tratada com seriedade pelos moradores. É difícil encontrar qualquer dejeto nas ruas, principalmente porque há lixeiras para separação dos resíduos por todos os lugares.
Reciclagem
Lixeiras para separação do lixo.
FOTO: Nathália Gil
TEXTO: Nathália Gil
55