O que esperar de um município tão pequeno, que tanto se diferencia dos grandes centros urbanos? Infelizmente, a maioria das pessoas não cria grandes expectativas antes de visitar locais como São Pedro de Alcântara. Pensam que por serem menos industrializados ou mais distantes, não possuem nada proveitoso à oferecer. Engano delas.
Nós, alunos do Colégio Catarinense, fomos surpreendidos por esta cidade, que por mais simples que seja, é tão evoluída em diversos aspectos. A começar por seus moradores, que em sua humildade e gentileza, jamais negaram responder uma só de nossas perguntas, sempre cordiais, cederam seu tempo para nos conceder explicações e respostas.
O estilo de vida da população não conta com grandes luxos, o que nos fez perceber que a felicidade nem sempre pode ser medida através de posses e riquezas, mas também é encontrada na convivência harmônica entre os integrantes da sociedade.
A calmaria do município em si, traz diversas vantagens, e permitiu que o passeio fosse tranquilo e sem imprevistos. Isto seria praticamente impossível se a visita fosse realizada em uma grande área urbana, que com tantos automóveis, filas, sirenes e transtornos, teríamos um dia cansativo e conturbado.
Muitas vezes, imaginamos a vida tranquila que levam os habitantes daquela cidade, que poupados de tolerar inúmeras inconveniências dos grandes perímetros urbanos, vivem em um local tão rico em cultura. Aliás, a visita ao município foi como uma aula de história, que não nos deixou entediados em momento algum.
A beleza das paisagens rurais, por sua vez, trouxe-nos um sentimento de paz. Estar tão perto da natureza, poder sentir seus aromas e admirar seus detalhes, foi realmente uma experiência muito prazerosa.
Gostaríamos de prestar um agradecimento especial aos professores, que sempre organizados, nos acompanharam durante o passeio. Com base em sua experiência, nos proporcionaram conhecimentos que muito contribuíram para a elaboração deste trabalho.
Não poderíamos deixar de agradecer também ao Diretor de Cultura, Daniel Silveira, que se dispôs a nos guiar até cada um dos pontos visitados e com muito profissionalismo, transmitiu informações que nos deram base para o início do projeto.
Esta maravilhosa experiência resultou em uma revista rica em informações sobre uma cidadezinha usualmente esquecida no mapa, mas que será sempre recordada de maneira especial por cada um de nós.
A
Experiência
TEXTO: Carolina Benedetti
2