São Pedro de Alcântara Jun. 2015 | Page 10

Era uma tarde quente de novembro de 1828, quando os primeiros imigrantes alemães, sendo eles agricultores, artesãos e soldados, desceram da embarcação “Marquês de Vianna” e pisaram no solo firme da cidade do Desterro (atual Florianópolis). Eles desembarcaram animados pelas promessas de vida próspera, solo fértil, rebanhos, salário mensal e felicidade.

No entanto, quando chegaram ao Brasil, foram abandonados em mata fechada. Diante das dificuldades, muitos faleceram durante a viagem, outros, morreram em busca de cidades, e os últimos, instalaram-se às margens do Caminho das Tropas, denominado pelos alemães de "Kaiserlicherweg" (caminho imperial), próximo à Desterro.

Em 9 de fevereiro de 1829, o major de milícias Silvestre José dos Passos foi nomeado líder da “Colônia dos Alemães” – atual São Pedro de Alcântara, e a ele foi solicitada a tarefa de erguer edifícios destinados à recepção dos imigrantes. Após a conclusão das obras, em primeiro de março, os imigrantes começaram a se deslocar rumo ao local onde seria fundada a primeira colônia alemã de Santa Catarina.

O cotidiano dos estrangeiros foi marcado pela dificuldade agrária, devido ao relevo acidentado da região pedregosa, além da insegurança causada por problemas econômicos e deficiências dos serviços públicos.

Em primeiro de março de 2015, São Pedro de Alcântara comemorou 186 anos de fundação. A Primeira Colônia Alemã de Santa Catarina é rica em história e cultura.

Modelo de navio que transportou os imigrantes germânicos para o sul do Brasil para a formação da Colônia São Pedro de Alcântara.

Máquina do tempo

FOTO: Caminhosdaimigracaoalema.com.br

10