Soluções Ambientais Sustentáveis – Prática Profissional Integrada 2017
importância econômica. O ataque pode ocorrer nas diferentes partes dos vegetais ocasionando queda de valor comercial e de produção.
A aplicação de inseticidas para controle de insetos-praga pode causar problemas à saúde do trabalhador rural, de sua família, de consumidores dos produtos e do meio ambiente de produção. A necessidade imediata de resposta de controle às pragas que causam prejuízos as lavouras levam os agricultores a negligenciar o malefício dos agrotóxicos a médio e longo prazo. Um dos problemas desse descaso é a seleção de pragas cada vez mais resistentes aos agrotóxicos, que levam a necessidade de doses cada vez mais elevadas com isso maior resíduo de produtos químicos no ambiente e o declínio de insetos polinizadores nas áreas agrícolas( MACHADO, 2009).
Serão apresentadas nesse trabalho as classes toxicológicas dos agrotóxicos e a diversidade de insetos do meio agrícola tanto os causadores de danos à agricultura quanto os benéficos, que incluem os polinizadores, predadores e parasitas.
Desenvolvimento
A classe dos insetos é a maior das classes na fauna. No meio agrícola podemos dividir essa classe em dois segmentos: as denominadas“ pragas”, que são responsáveis por ataques em plantas, causando danos diretamente ou então transmitindo algum patógeno que potencialmente causará dano a cultura. O outro segmento também se divide em duas partes, sendo uma delas os inimigos naturais das“ pragas”, que por sua vez tem como principal destaque a capacidade de controlar a população dos insetos indesejados em determinada cultura; aliados a estes estão os polinizadores que são responsáveis pela polinização, garantindo a reprodução da flora. Estes são de extrema importância para a garantia da vida no planeta, visto que sua extinção acarretaria na perda de inúmeras espécies de plantas que compõem o ecossistema.
Pode-se certificar, que o uso incorreto dos agrotóxicos é, por sua vez, o grande responsável pela elevação da mortalidade dos insetos, potencialmente provocando percas nas lavouras. Uma opção para equilibrar ambas situações, é amenizar o uso de agrotóxicos e introduzir no manejo da lavoura insetos considerados inimigos naturais que realizam o controle de pragas. Com isso, é
35