Este assunto tem preocupado consumidores e a ANVISA - Agência de Vigilância Sanitária há dez anos.
Muitas doenças são transmitidas por alimentos contaminados na hora de sua manipulação e produção, em bares e restaurantes.
São provocadas por micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas, que estão presentes no alimento que é consumido.
Os sintomas mais comuns observados são vômitos e diarreias, acompanhados muitas vezes por dores abdominais, febre, dores de cabeça, olhos inchados e com visão embaçada.
As intoxicações alimentares em pessoas sadias duram alguns dias e não deixam sequelas, mas em crianças, grávidas, idosos e pessoas já doentes, as consequências podem se apresentar com gravidade.
A ANVISA elaborou uma Resolução - RDC 216/04 (alterada pela RDC 52/14), que estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que relaciona as práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores, num processo que vai desde a aquisição dos produtos a serem utilizados na preparação dos alimentos, aos produtos de limpeza e higienização, aos equipamentos de preparo e de conservação, assim como móveis e estrutura física, iluminação, ventilação, água, esgoto, controle de pragas... A Resolução visou evitar as doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados e desde então uma campanha também foi desenvolvida para a elaboração de manuais de boas práticas de alimentação em cada empresa, individual e adequado a sua realidade.
Inclusive uma Cartilha foi elaborada e divulgada pela ANVISA, para servir de base e apoio às mudanças que estavam se fazendo necessárias.
O SEBRAE, outras instituições educacionais e entidades representativas do setor se aliaram neste sentido e vários cursos e treinamentos foram oferecidos aos proprietários e aos seus colaboradores, que atuavam como manipuladores de produtos e elaboração de alimentos.
A seguir, depois da fase de implantação, foi iniciada a fiscalização nas empresas de alimentação, mas infelizmente ainda há poucos fiscais para o universo das necessidades e inclusive destaca-se que cidades pequenas e afastadas nem dispõem deste serviço.
Porém, a população esclarecida pode cooperar com esta fiscalização ao tempo que cuida de sua saúde e de seus familiares, pois se torna importante participar solidariamente numa campanha voltada para saúde de forma gentil!
Às vezes nos deparamos como uma cozinha organizada e higienicamente cuidada, mas em outras podemos nos surpreender.
É muito interessante esta verificação e os resultados que apresenta.
Incentivamos a realizar esta pequena pesquisa para o bem estar de seu organismo.
por LISANDRE WERNER
cuide da sua saúde
Segurança alimentar
Você verifica se os locais que frequenta seguem as instruções da Resolução ANVISA?
Shakti Revista/Dezembro, 2015 21