Senhorita Camaleão | Page 3

lms

Foto Flashing Lights Lana Chaves

Um fato, o tempo

Pare por um minuto, sinta você, inspire, observe pela janela.

Pense em quantas novidades você perdeu enquanto o tempo passava. E o quão lento foi esse minuto: para uns uma eternidade, para outros, sortudos, prazerosos 60 segundos.

Ficarei com os vagarosos movimentos do ponteiro. O excesso de fatos ou a falta de tempo me gera, corriqueiramente, um certo constrangimento, eu diria.

Tempo e fatos estão ligados intrinsecamente, mas defenderei que nos dias de hoje, um é o avesso do outro, inimigos mortais. Fato, por definição, é tudo aquilo que acontece. Já o tempo, é relativo.

O mundo moderno faz com que hoje tenhamos muitos fatos e pouquíssimo tempo. A velocidade dos acontecimentos e suas inesperadas mudanças, o minuto que se passa e tão distante e tudo chega no piscar dos olhos. Assim, tempo e fatos voam juntos como jatos, chatos devido a superficialidade que a pressa impõe. A mala repleta de dinheiro já foi esquecida. E hoje trocamos o espontâneo pelo instantâneo e por ai vamos, abreviando, de palavras a momentos, reduzindo abraços e trocando e-mails.

Não é possível esperar, é pra ontem o que fazemos hoje, a era do imediatismo breve e superficial.

É assim, dirão! Vivemos na era digital, é preciso de modernizar! Tudo se movimenta na velocidade da luz. Então responderei que vivemos na escuridão de nós mesmos. Sem tempo de perceber quem somos sem a influência de tantos fatos.

Não é possível escrever muito: a palavra escrita é passado. Assim que é lida se perde no tempo. E não há memória boa o bastante pra guardar tanto em tão pouco tempo.

Eu continuarei tentando desacelerar ainda mais, alterando as definições antes que seja tarde. Encarem logo o obvio, façam o mesmo e perceba que demos sim importância a todos os fatos. E muitos são relativos. E assim teremos perdido momentos impressionantes com quem amamos para, no final, descobrirmos que o tempo é um fato e que, de fato, passa muito rápido.

Michelle Oliveira