O que foi a semana da arte moderna?
Ocorrida em 1922, A Semana da Arte Moderna tratou-se nada mais, nada menos que de um evento de proporções extraordinárias. O movimento aconteceu na cidade de São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro. Teve como foco principal emancipar e transformar a arte brasileira, desfazendo o hábito de produzir padrões europeus para então criar uma cultura de raiz nacional. No entanto, o evento tornou-se muito mais que isso, a semana ficou conhecida como um marco na cultura do país, apesar de não ter tido tamanha valorização na epóca em que se passara.
Autora: Andréia Lopes
Anita Malfatti, era pintora, desenhista, gravadora e professora. Suas obras foram: A Boba; A Margaridas de Mario; Natureza Morta-objetos de Mario; A Estudante Russa; O Homem das Sete Cores; Nu Cubista; O homem de Amarelo; A Chinesa; Arvore; Interior de Mônaco.
Di Cavalcante, era pintor, ilustrado e caricaturista. Suas obras foram: Natureza; A Carioca; Cinco Moças de Guaratinguetá; Pierrete; Mulata com Pássaro.
Victor Brecheret, era escultor ítalo-brasileiro. Suas obras foram: Idolo; A Musa Impassível; Fauno; Depois do Banho; O Índio de Sasuapara; onumento as Bandeiras; La Vida.
Mario de Andrade, era poeta, escritor, critico literário, musicólogo, olclorista e ensaísta brasileiro. Algumas de suas obras foram: Macunaíma; Pauliceia Desvairada; Amar, Verbo Intransitivo; Contos Novos; Os Contos de Belasarte, entre outros.
Ronald de Carvalho, era um poeta e politico brasileiro. Algumas de suas
obras foram: Toda a América; Luz Gloriosa; Poemas e Sonetos; Uma Noite em Los Andes; Sabedoria, entre outros.
Heitor Villa-Lobos, era um compositor brasileiro. Algumas de suas composições foram: Bachianas Brasileiras; O Trenzinho do Caipira; Melodia Sentimental; Schottish-choro, entre outros.
Antônio Garcia Moya, era desenhista e arquiteto. Antônio apresentou 18 obras durante a Semana de Arte Moderna de 1922.
Oswald de Andrade, era um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Algumas de suas obras foram: Pau-Brasil; Memorias Sentimentais de João Miramar; O Cavalo Azul; O Santeiro de Mangue; Os Condenados; Serafim Ponte Grande, entre outros.
Autora: Lillian Oliveira
Pintura a óleo da artista brasileira Tarsila do Amaral.
Alguns artistas que marcaram a época