DIVERSIDADE DE GÊNERO
Definição
Na sociedade, identidade de gênero se refere ao gênero em que a pessoa se identifica ( se ela se identifica como sendo um homem, uma mulher ou se ela vê a si como fora do convencional), mas pode também ser usado para referir-se ao gênero que certa pessoa atribui ao indivíduo tendo como base o que tal pessoa reconhece como indicações de papel social de gênero.
MAIS INFORMAÇÕES DESSE TEMA “POLÊMICO”
Anormais. Liberinos. Pecadores São termos usados por muitos indivíduos para condenar preconceituosamente homossexuais. Visto que, ações como estas de intolerância e crueldade foram hierarquizadas principalmente pela Santa Inquisição no século XV. Desigualdade esta que, violenta e marginaliza os Direitos Humanos.
Decorrente disso, os grupos LGBTTTs (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais), cada vez mais se depara com cenas homofóbicas, o que qualifica noticiários de homossexuais sendo chacoteados e agredidos brutalmente. Atitude estas que contraria uma sociedade do século XXI, na qual todos são iguais perante a lei sem distinção de raça, com ou gênero. Ademais, um país que predomina o capitalismo exacerbado e não a ética e o respeito, atos homofóbicos serão sempre corriqueiros.
Entretanto, apesar de tantas atrocidades voltadas para a sociedade LGBTTTs. Em 2011, foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a união homoafetiva. O que significa um avanço para o convívio em sociedade.
Visto que, segundo o IBGE, no Brasil existe mais de 60 mil casais homossexuais, número este que pode ser bem maior ao considerar aqueles que se omitiram em razão do preconceito que enfrentam no dia a dia.
Por fim, as políticas de educação, saúde, saneamento, entretenimento, juventude, oportunidade de renda, direitos sexuais, cultura, desportos, lideranças religiosas, ONG's e etc., devem contextualizar o que pode ser feito em termos de Direitos Humanos e atitudes solidárias, de reflexões da realidade social e também da construção de um pensamento crítico que possa relativizar (Da Matta, 1981), o "romantismo" da vida amorosa, sexual, social, política e cultural pautada em relações de poder que moldam comportamentos e impõem regras, a fim de estabelecer caminhos fortuitos que consigam substancialmente discutir direitos de cidadania e de busca por um espaço democrático propriamente dito que possa garantir a diversidade sexual de fato, tão notoriamente aclamada e urgente na atualidade.
11