Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial - Poder Naval | Page 38

O uso do mar na segunda grande guerra foi fundamental para o desenvolvimento e realização dos interesses de cada potencia participante. Nesse embate a Alemanha representava a ofensiva, que para manter sucesso em suas operações teria que realizar um ataque rápido de forma maciça, de certa forma tiveram sucessos em algumas ofensivas, porem o lado defensivo representado pelo eixo contava com a vantagem da espera, que por si os proporcionavam realizar um contra ataque. As táticas, estratégias e logísticas desenvolvidas pelas nações fizeram com que se houvesse sucesso em cada embate realizado. Não obstante a tentativa de reestabelecer o stato quo pela Alemanha se tornou inviabilizada pelo eixo. Pode-se perceber o quanto o desejo em vencer o

combate era almejado, exemplo a isso, foram os japoneses, que utilizaram de recrutamento voluntário

para atacar os americanos, através dos kamikazes

“vento divino”. O engajamento era constante na guerra, a principio a kriesmarine, utilizava o seu encourado Bismarck como implementação de sua estratégia ate o momento que foi atingido comprometendo assim seu uso. Pode-se perceber o fim politico desse confronto, que para a Alemanha concentrava em reerguer sua moral. Com forma de materializar a guerra, via no combate um meio para isso; isso é percebido nos combates realizados entre os a aliados e o eixo, em que cada grupo utilizava de estratégia e tática para concretizar seu desejo, que no caso era compelir o oponente a fazer a sua vontade.

Isso se tornou possível por parte dos aliados, que utilizou de sua tática – o uso da força no combate, e estratégia – a forma em que as forças são distribuídas no combate para alcançar o objetivo final- durante o embate, levando-os a vitória sobre o terceiro-reich.